Evaldo Lima repercute implantação da Lei do Piso dos Professores

Em pronunciamento realizando na última quarta-feira (04/12), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou a importante implantação do 1/3 da carga horária dos professores da rede pública destinada exclusivamente às atividades de planejamento, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. "Há cinco anos a classe trabalhadora e a lei eram ignoradas", disse.

Segundo comunicou o vereador, 100% dos 8 mil professores do Ensino Fundamental do Município já podem dedicar 1/3 da carga horária exclusivamente para atividades fora da sala de aula. "A Lei 11.738/2008, que definiu o Piso Nacional, contou com a Emenda do Deputado Federal do PCdoB, Chico Lopes, que garante esse 1/3 para o planejamento, porém, em 5 anos que a lei está em vigor, o direito dos professores nunca foi respeitado. Uma injustiça sem tamanho com uma categoria tão importante para nossa cidade".

A implantação começou em maio de 2013, primeiro para os professores do 1º ao 5º ano. Em seguida, a partir de agosto, foi a vez dos professores do 6° ao 9° ano. "O objetivo da gestão é cumprir a Lei do Piso Nacional dos Professores também para os professores da Educação Infantil. Isso será feito progressivamente a partir do início do ano letivo de 2014, quando será efetuado o levantamento de carga horária e de professores lotados em sala de aula, tal qual foi feito com os professores do Fundamental", informou.

Para conseguir a implantação, a Secretaria de Educação realizou um levantamento para saber a quantidade de professores em sala de aula e a carga horária dedicada a essa atividade. "Os 140 mil alunos no Ensino Fundamental podem ficar tranquilos quanto à melhoria no aprendizado daqui por diante".

As mudanças na educação municipal vão continuar acontecendo. "Há muitos avanços em curso na Educação de Fortaleza e os nossos alunos e professores já podem perceber um grande salto de qualidade. Teremos 1/3 para os professores, material didático para as crianças, fardamento para as aulas regulares e atividades esportivas e Educação de qualidade para comunidade escolar e famílias que dependem da nossa atuação".

Carga horária diferenciada

Todos os professores do Ensino Fundamental estão contemplados. "Se o professor tiver 100 horas na rede municipal, ele vai ter 33,3 horas por mês só para o planejamento. Se for 200 horas, tem 66,6 horas para planejar. E se for 300 horas, tem 100 horas de planejamento. Mas ainda há muito o que avançar, se quisermos colher, realmente, bons frutos em nossa sociedade tão desigual", disse Evaldo.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)