2º Encontro Nacional da CNTU debate desafios e faz homenagens

Começa na quinta (5) e vai até sexta-feira (6), o 2º Encontro Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) que reúne entidades de sua base sindical e convidados para discutir seu papel na vida do país, além de premiar personalidades de destaque deste ano.

Durante o encontro, que será no no auditório do Sindicato dos Engenheiros (Seesp), em São Paulo (SP), a CNTU promove um debate sobre qual o papel das camadas médias da população na transformação do país? A participação dos profissionais universitários, que formam um continente de 12 milhões de habitantes com diploma de graduação, na vida política nacional, é um debate que a CNTU vem promovendo juntamente com as federações e entidades integrantes de sua base sindical.

O Encontro também colocará no centro das discussões quais os desafios do sindicalismo de profissionais universitários no Brasil. O diretor de Articulação Nacional da confederação, Allen Habert, explica que o tema foi escolhido com o objetivo contribuir para fortalecimento de uma organização ativa, combativa e democrática.

A organização sindical dos trabalhadores universitários regulamentados tem sido estratégica para pressionar por mudanças e melhorias em políticas e sistemas de serviços públicos que afetam ao mesmo tempo as categorias e toda a população, como a saúde, a infraestrutura urbana e logística nacional.

Que Brasil teremos em 2022

Às 9 horas da sexta-feira (6/12), a diretoria da CNTU apresentará os objetivos e campanhas da iniciativa “Brasil 2022: um projeto estratégico para o País que queremos”, lançada em 2013, durante da 4ª Jornada da CNTU, dentro do programa Brasil Inteligente.

Com uma série de campanhas que expressam também as lutas de das federações e sindicatos, a inicitiva mobiliza o conjunto da confederação e busca o engajamento dos profissionais liberais e da população em temas que vão do direito à uma alimentação sem agrotóxicos ao que é preciso para desenvolver a região amazônica sem desrespeitar os direitos da floresta e de seus habitantes.

São propostas que visam resolver gargalos para o desenvolvimento sustentável do país e asseguar qualidade de vida à população para uma nova conquista de uma nova etapa na soberania nacional, em 2022, ano do Bicentenário da Independência. Para debatê-las, estarão presentes o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o secretário de Cultura do Município de São Paulo, Juca Ferreira.

Prêmio

Pelo terceiro ano consecutivo, a CNTU fará a entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2013, sete profissionais que se destacaram na luta por um país melhor (veja relação abaixo). São seis das categorias abrangidas pela confederação (Economia, Engenharia, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia) e um em “Excelência na gestão pública”.

Os premiados deste ano são Antonio Corrêa de Lacerda, economista, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Delcídio do Amaral, engenheiro, senador pelo Mato Grosso do Sul; Maria do Socorro C. Ferreira, farmacêutica-bioquímica, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Paulo Roberto Davim, médico, senador pelo Rio Grande do Norte; Élido Bonomo, nutricionista, presidente do Conselho Federal de Nutrição; Maria Helena Machado de Souza, socióloga, professora da Fiocruz; e Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada, integrante da Comissão Nacional da Verdade.

Temas e convidados ao 2º Encontro

O 2º Encontro Nacional da CNTU começa no dia 5, às 9 horas, com a abertura seguida de palestras sobre o tema do encontro, “Camadas médias, sindicalismo e desenvolvimento nacional: a necessidade de inovar”, proferidas pelo cientista político Armando Boito Jr e pelo economista Waldir Quadros.

À tarde será dedicada ao debate do mundo sindical, com participação do diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Clemente Ganz Lúcio, e o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto.

Às 17 horas, será debatida e aprovada a Carta do 2º Encontro Nacional da CNTU. Às 18 horas, encerrando o primeiro dia, acontece a apresentação do Coro Luther King. No programa, orquestra e madrigal com canções de Dom Pedro II, Carlos Gomes, Heitor Villa Lobos, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tom Jobim.

O segundo dia começa com apresentação e debate da Iniciativa Brasil 2022. A tarde está reservada à
3ª Plenária do Conselho Consultivo da CNTU e a posse dos novos membros, seguida, às 18 horas, da cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2013. Ao final da jornada haverá coquetel de confraternização.

2º Encontro Nacional da CNTU
Data e hora: 5 e 6 de dezembro, a partir das 9 horas
Local: Auditório do Seesp (Rua Genebra, 25 – 1º andar – Bela Vista – São Paulo/SP)
Informações e inscrições pelos telefones (61) 3225-2288 ou (11) 3113-2641, email [email protected]
Com informações da Comunicação CNTU

Fonte: Portal da CNTU