Deputado diz que preocupação para fim de ano é votar Orçamento 

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) disse que a principal preocupada do Congresso na reta final dos trabalhos legislativos deve ser com a votação do Orçamento da União para 2014. Lopes ressaltou que o Orçamento votado deve corresponder à realidade financeira em que se encontra o País, principalmente, no próximo ano, quando ocorrerão as eleições e a Copa do Mundo.  

Segundo Chico Lopes, as outras propostas que tramitam na Câmara, como a que trata do piso dos agentes de saúde, já teve um ponto final colocado. "No Brasil, quem manda é o Executivo e não o Legislativo. A Câmara praticamente já terminou o ano, e nós vamos ficar somente nas reuniões das comissões técnicas. O período político da Câmara já chegou em seu ponto final", ressaltou.

De acordo com a projeção dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, o orçamento previsto será de R$2,36 trilhões. Conforme Chico Lopes, o governo precisa adotar algumas medidas "drásticas" para ajustar a economia, mas que não prejudiquem os investimentos ou o cotidiano dos servidores públicos.

“Essa questão dos juros altos só serve para aumentar o preço da dívida interna e colocar dinheiro na mão de banqueiros", afirmou o deputado.

Novos municípios

Sobre o veto presidencial à criação de novos municípios, o deputado Chico Lopes afirmou que vai ser muito difícil derrubar o veto da presidência, pois para ele, a maioria dos congressistas, que é oriunda do Sul e Centro Sul não querem que a proposta vingue. "É difícil derrubar um veto”, avalia.

“É interessante que em um País continental como o Brasil querem fazer uma analise holística. O Pará, que talvez seja maior que muitos países da Europa, tem uma cidade chamada Marabá, onde sua sede fica a 300 quilômetros do último distrito", reclamou.

No Ceará, ele apontou, há necessidade de desmembrar alguns distritos para dividir melhor a economia de determinadas localidades. "Tem distrito que faz negócio com outro distrito e não com a sede". Conforme assegurou, é possível a construção de novos municípios no Estado, e a prova disso é a situação em que se encontram os municípios mais jovens do Ceará.

Da Redação em Brasília
Com agências