Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários é lançada na AL-BA

Na última sexta-feira (29/11), Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, que tem o objetivo de garantir os direitos dos comerciários baianos. O Estado é o quinto no país a formar o colegiado, que terá a coordenação do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB).

De acordo com o deputado, são necessárias atitudes como essa para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. “Até pouco tempo não víamos as grandes empresas serem punidas por abusos contra os trabalhadores e hoje já é possível. O trabalho da Frente Parlamentar é nesse sentido, de fazer com que fatos sejam denunciados e que a lei seja cumprida”, ressaltou o Álvaro Gomes.

Em agosto deste ano, a Frente Parlamentar Mista foi lançada na Câmara dos Deputados e tornou-se a maior do Congresso, com 178 deputados e 21 senadores. A Frente recebe o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

Durante o lançamento, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA), que é integrante da Frente na Câmara e um dos articuladores do colegiado no Estado, parabenizou a iniciativa do estadual e disse que a Frente na Bahia só terá êxito com a união do Legislativo estadual e municipal. “Precisa ter uma integração. Queremos que em cada município seja criada uma frente, com a contribuição dos sindicatos e da sociedade civil. Vamos denunciar os abusos das condições de trabalho e das jornadas”.

A instalação da Frente na Bahia não tem data marcada, mas deverá acontecer ainda este ano, e no mínimo três deputados devem participar do colegiado. O lançamento contou com a participação de representantes da CTB, Sintfarma, FEC BAhia, Fecombase, CNTC e autoridades.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Álvaro Gome