Comarca de Grajaú faz homenagem ao ex-desembargador Nicolao Dino

 

Homenagem a Nicolau Dino
A comarca de Grajaú homenageou, na manhã da última sexta (29), o ex-desembargador do Tribunal de Justiça, Nicolao Dino, com a inauguração do busto do magistrado no Fórum do município. A presença de Flávio Dino e Sálvio Dino (neto e filho do homenageado, respectivamente) deu o toque de emoção à homenagem.

Reunidos à família, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público da Ordem dos Advogados do Brasil, da Academia Grajauense de Letras e da classe política marcaram presença no evento. Registro da atuação de Nicolao Dino como magistrado, jornalista, homem de letras e de inovação acadêmica emocionaram a todos os presentes.

“Ouvir a vida de nossa família narrada por tantos amigos e companheiros nos enchem de alegria e gratidão,” afirmou Flávio Dino durante sua fala. Para o presidente da Embratur, esta é uma “homenagem material impregnada por coisas imateriais”, referindo-se às ações de Nicolao Dino em Grajaú. Ouvindo as palavras do filho, Sálvio Dino emocionou-se.

Como promotor de Justiça e juiz de Direito, Nicolao Dino teve atuação para além do Poder Judiciário. Os depoimentos levados por importante figuras da sociedade grajauense destacaram as grandes marcas de Nicolao Dino em setores como na fundação da União Operária e Artística Grajauense e na Associação São Vicente de Paula.

O juiz João Pereira Neto fez uma competente apresentação da biografia de Nicolao Dino e de sua atuação na cidade. Entre as curiosidades está o fato de que ele foi também presidente do Sampaio Correia e que, já em 1955, foi o primeiro magistrado a abordar as questões de inseminação artificial através da publicação de artigos.

Para o juiz João Santana, a inauguração do busto é “uma homenagem justíssima a quem dedicou 15 anos de serviço nesta comarca”. Depois de atuar em Grajaú, Nicolao atuou no Tribunal de Justiça (chegando a presidente), Tribunal Regional Eleitoral (presidente) e teve destacada atuação na proteção de magistrados perseguidos pelo Golpe Militar de 1964 por serem considerados “subversivos”.

Estiveram presentes ainda os juiz Fernando Pereira, pelo promotor Rodrigo Ferro, pelo representante da OAB Admiel Gomes Neto, Clesiomar Viana (presidente da Associação dos Vicentinos) e Raimundo Assunção (Academia Grajauense de Letras). Da família, os irmãos Sálvio e Benita Dino (irmãos do homenageado), Flávio e Saulo Dino (netos) e Saulo Dino Filho (bisneto).