Ceará tem maior Programa Segundo Tempo do país

O programa atende em todos os municípios do Estado.

Os números não escondem o êxito do Programa Segundo Tempo (PST) no Ceará: são 46.600 crianças e jovens beneficiados, entre 7 e 17 anos, alunos de escolas públicas, em 466 núcleos em todos os 184 municípios do Estado, gerando emprego e renda para cerca de 1000 profissionais que atuam no programa. Sua atuação está está nas oito macrorregiões, sob a coordenação de 23 setoriais, responsáveis por acompanhar as atividades de cada núcleo.

Mas não basta ser o maior. O PST no Ceará, programa do Ministério do Esporte executado pelo Governo do Estado por meio da Sesporte, quer ser também o melhor. E não falta empenho para que a execução das atividades do convênio seja sempre aprimoradas. Quer seja em reuniões ou nos ciclos de capacitação, o objetivo é sempre melhorar a qualidade do programa com o intuito de beneficiar crianças e jovens atendidos.

Avaliação

São constantes as atividades que avaliam o andamento do programa no Ceará. Durante reunião com todos os coordenadores setoriais do PST, Igor Pinheiro, coordenador pedagógico do Programa no Ceará, ratificou a importância deste acompanhamento. “Para que continuemos com este êxito nas atividades, sentimos a necessidade de avaliar os trabalhos de todos os profissionais dos núcleos e, a partir daí, redirecionarmos as ações para melhorarmos ainda mais o Segundo Tempo nas comunidades atendidas”.

Ciclos de capacitação

Os ciclos de capacitação são outra ferramenta para aprimorar o programa. O III ciclo, realizado neste mês, reuniu cerca de 200 coordenadores setoriais, professores e monitores de Fortaleza e Região Metropolitana, Maciço de Baturité e litoral.

O secretário Gilvan Paiva participou da abertura do encontro e destacou a importância do Segundo Tempo como política pública de Estado. “O Ministério do Esporte foi criado há pouco mais de 10 anos. Só a partir daí é que houve um novo posicionamento dando ênfase à necessidade de fortalecer as políticas públicas do esporte, com planejamento estratégico, orçamento, organização e visão de Estado. E o Programa Segundo Tempo é exemplo exitoso deste novo ciclo do esporte no país”.

O titular da Sesporte destacou que o Programa no Ceará é o maior em execução do país. “Atualmente contamos com 466 núcleos, envolvendo cerca de 50 mil pessoas em todas as regiões do Estado. Mas não basta ser o maior, temos que ser referência de um programa vitorioso”, reforçou.

Gilvan Paiva considera que o Programa Segundo Tempo, pela sua relevância, deve extrapolar o esporte. “O programa deve ser uma entidade viva, mantendo parcerias com os jovens, comunidade, secretarias, prefeituras, todos integrados em busca de uma melhor qualidade de vida para a população. O Programa Segundo Tempo já tem seu lugar na história do esporte cearense”.

Atividade extra-escola

E com o intuito de proporcionar novas experiências para os beneficiados, o núcleo indígena do PST de Aquiraz foi além do objetivo de oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos. O grupo ofereceu novos conhecimentos e vivências da prática esportiva nas dimensões lúdica e inclusiva com a atividade extra-escola.

Cerca de 100 alunos atendidos pelo programa, formado por índios da tribo Jenipapo-Kanindé veio a Fortaleza visitar o cenário principal no Ceará do esporte mais popular do país: a Arena Castelão. A comitiva liderada pelo professor Valdênio Barros participou de uma visita guiada e conheceu as instalações de um dos palcos da Copa do Mundo FIFA 2014.

Para Daniel Sousa, 18 anos, o passeio superou as expectativas. “Quando soube que iria visitar a Arena Castelão não conseguia pensar noutra coisa. Foi a realização de um sonho conhecer o campo em que o Neymar jogou. Foi um momento maravilhoso, pois eu jamais pensei que teria a oportunidade de conhecer a Arena Castelão, sem contar que também conhecemos um pouco da história dos nossos times, com a visita ao museu do Futebol", enumerou. O jovem agradeceu e enalteceu a iniciativa. “E isso só foi possível graças ao Programa Segundo Tempo. Queria que esse programa nunca terminasse, pois graças a ele não só eu mas muita gente realizou um grande sonho".

Indaia Ferreira, coordenadora setorial do PST da Região Metropolitana de Fortaleza, também acompanhou a visita. “Nossas crianças puderam conhecer detalhadamente as dependências da Arena que teve como guia o ex-jogador Mirandinha. Ele nos apresentou um pouco de sua história, da memória do futebol cearense e as crianças ficaram encantadas”.

Igor Pinheiro, coordenador pedagógico do PST no Ceará, também enalteceu a programação. “Além das atividades cotidianas realizadas pelo programa, atividades desta natureza ampliam o significado do esporte para os beneficiados e sair desta rotina é bom tanto para alunos quanto para os professores”.

A visita guiada foi uma parceria do núcleo do Programa Segundo Tempo com apoio da Sesporte, Secopa e da Secretaria de Educação de Aquiraz.

Mais

O Programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

O Programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem estar físico, promoção à saúde e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do Estado.

Fonte: Assessoria da Sesporte