Começa nesta quinta o 40 º Congresso da Ubes

Estudantes de todo o Brasil participam entre 28/11 e 01/12, nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Contagem, da 40º edição do Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Entre os destaques estão a passeata em defesa da educação, a ser realizada no sábado (30).

A Ubes é, ao lado da UNE, a principal referência da juventude organizada brasileira, reunindo representantes de grêmios escolares e entidades municipais de secundaristas de todos os estados do país. Além dos estudantes, o Congresso reúne convidados diversos como intelectuais, ativistas, políticos, artistas e esportistas.

Leia também:
Vídeo convoca estudantes para 40º Congresso da Ubes

Com recorde de inscrições, o chamado Conubes trará debates, grupos de discussão, plenárias e atividades culturais. Entre os destaques estão a passeata em defesa da educação, a ser realizada no sábado (30) , assim como dezenas de painéis com representantes do meio acadêmico, movimentos sociais e de juventude sobre os temas mais próximos à realidade dos estudantes brasileiros.

A cerimônia de abertura abordará o tema “O protagonismo da juventude na transformação do Brasil”, com a participação da atual presidenta da entidade, Manuela Braga. Além disso, a programação oficial do evento prevê a presença do prefeito de Contagem, Carlin Moura; da deputada federal e relatora do Estatuto da Juventude, Manuela D’avila; e da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo; entre outros representantes.

Por meio de votação, o 40ª Conubes também será responsável por eleger a nova diretoria à frente da entidade para os próximos dois anos, assim como estabelecer quais serão as principais bandeiras da entidade no próximo biênio.

Para conferir a programação completa, acesse: http://www.ubes.org.br/2013/11380/

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas completa em 2013 65 anos de lutas e participação nos momentos mais decisivos da história do país. A UBES representa os estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular do Brasil. Reúne em torno de si todos os grêmios das escolas públicas e particulares, além das entidades estaduais e municipais secundaristas.

Participaram do movimento secundarista personagens como a presidenta Dilma Rousseff, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel. Durante a ditadura militar, o estudante secundarista Edson Luis, morto no Rio de Janeiro, tornou-se símbolo da resistência ao regime.

Atualmente, a UBES luta em torno de temas como a qualidade educação, o passe-livre nos transportes públicos do país, o fim do racismo, machismo e homofobia nas escolas, a reforma do ensino médio, a democratização do acesso às universidades brasileiras, além de pautar questões ligadas ao cotidiano da juventude como a cultura, comunicação, meio-ambiente, saúde e a política nacional sobre drogas.

Da Redação