Colômbia avança em 17º ciclo de conversações entre governo e Farc

A mesa de negociação entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) retoma nesta quinta-feira (28) os diálogos do processo de paz em Havana, Cuba. Os negociadores iniciam o décimo sétimo ciclo de conversações em busca de uma solução para a questão das drogas, disse o chefe da equipe negociadora do governo, Humberto de la Calle. 

Governo da colômbia e Farc avançam no diálogo pela paz - Divulgação

Após quase seis meses de negociação sobre a participação política das Farc em um eventual acordo de paz, os negociadores iniciam nesta quinta-feira (28) a discussão do terceiro ponto da agenda: soluções para o problema das drogas ilegais no país.

“Queremos um campo sem coca. Queremos que nossos camponeses deixem para trás esses cultivos que só deixaram violência, pobreza e marginalidade nessas regiões. Queremos colocar na mesa o tema do processamento e da comercialização de drogas, que alimenta o conflito e a criminalidade”, acrescentou de la Calle, em rápida entrevista coletiva.

Em momentos anteriores, as Farc sinalizaram que o debate do tema é importante e propuseram, inclusive, que a produção de coca e maconha possam ser legalizadas no país, como alternativa de renda para os camponeses e agricultores familiares.

O assunto já foi abordado em fóruns de cidadania que discutiram soluções para o problema das drogas no âmbito do conflito. Assim como o discurso das Farc, o governo também começou a adotar essa possibilidade como alternativa, ainda que de forma discreta.

Leia também:
Governo da Colômbia amplia equipe dos Diálogos de Paz com as Farc
Farc: Processo de paz mais importante da América Latina faz 1 ano


Humberto de la Calle disse que para pensar em um país sem conflito é necessário atacar o problema das drogas e dos cultivos ilícitos. “Não haverá fim do conflito verdadeiro sem atacar profundamente esse fenômeno”, destacou. Ele lembrou, porém, que o país quer encontrar novas maneiras de reforçar os programas de saúde pública.

Ao iniciar a discussão do tema, o governo contará com dois novos reforços na equipe negociadora, María Paulina Riveros e Nigeria Rentería. La Calle explicou que elas vão ajudar na busca de consenso para o tema das drogas no país, assunto que está diretamente relacionado ao desenvolvimento agrário (primeiro tema tratado durante o processo).

A mesa que negocia o fim do conflito colombiano completou um ano de trabalho neste mês de novembro. Até agora houve acordo parcial sobre o tema agrário e a participação política das Farc. Depois de discutir soluções para o problema das drogas, a agenda ainda terá que avaliar mais três assuntos – a reparação das vítimas do conflito, o desarmamento e a desmobilização de guerrilheiros e as garantias para o cumprimento dos acordos firmados.

Fonte: Agência Brasil