EUA pode desistir de processar Julian Assange, diz jornal

O Departamento de Justiça dos EUA estaria a um passo de desistir de processar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela publicação de documentos considerados secretos, de acordo com reportagem do jornal The Washington Post publicada na segunda-feira (26). 

EUA pode desistir de processar Julian Assange, diz jornal - Reprodução

O governo norte-americano chegou à conclusão, segundo o Post, de que processar Assange implicaria acionar também na Justiça os jornalistas e empresas de comunicação norte-americanas que divulgaram os papéis. Ele só poderia ser processado caso surgisse outra acusação criminal.

“E, se você não vai processar jornalistas por publicar informação confidencial, o que o departamento não vai, então não há jeito de processar Assange”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Leia também:
Calle 13 e Assange lançam música sobre manipulação midiática
Assange: por que o mundo precisa do WikiLeaks


De acordo com o jornal, o mesmo raciocínio não se aplica ao ex-funcionário da CIA Edward Snowden, tampouco à ex-analista de inteligência das Forças Armadas Chelsea Manning. A diferença, para o governo americano, é que Assange não vazou documentos, somente os publicou – e isso faz diferença ao analisar o caso.

O fundador do WikiLeaks está refugiado na Embaixada do Equador em Londres desde o dia 19 de junho de 2012. Ele tenta evitar a extradição para a Suécia, onde responde a um processo por assédio sexual. Assange diz que está sendo perseguido e a ação sueca é só um pretexto para capturá-lo.


Fonte: Opera Mundi