Dubai é escolhida para sediar Expo 2020

Na rodada final da eleição organizada pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE), realizada nesta quarta-feira (27) em Paris, na França, Dubai recebeu 116 votos de um total de 165 eleitores, contra 47 para a cidade de Ekaterinburg, na Rússia, e uma abstenção.

O governo de Dubai fez um forte lobby para sediar a feira em 2020. O país tentou dar destaque à sua infraestrutura de transportes e diz que as instalações vão ser transformadas depois da Expo em um centro de comércio.

Exposições mundiais, nas quais os países participantes aproveitam para mostrar seu poder tecnológico, cultura e arquitetura, são realizadas a cada cinco anos, durante um período de seis meses. Milão será a sede da próxima, em 2015.

As feiras são grandes apostas para os potenciais anfitriões, que estão dispostos a despender bilhões em infraestrutura, hotéis, prédios e outros preparativos para atrair milhões de turistas.

A China informou ter gasto US$ 4,2 bilhões quando Xangai sediou a última Exposição Mundial, em 2010, o dobro do que despendeu com os Jogos Olímpicos de Pequim.

As feiras ajudam a economia local por causa do grande aumento nos investimentos públicos e por proporcionar ao país anfitrião visibilidade no cenário mundial.

Revés na primeira votação

A cidade de São Paulo concorreu e foi eliminada na primeira rodada de votação, que acabou elegendo uma cidade do Oriente Médio pela primeira vez na história do evento.

A Expo, também conhecida como Expo Mundial ou Expo Universal, é um dos maiores eventos internacionais e costuma durar até seis meses e reunir até 30 milhões de pessoas.

A primeira exposição universal foi em 1851, em Londres, no Palácio de Cristal, construído para a ocasião. A Torre Eiffel foi projetada para a edição de 1889 e se tornou depois um legado para a cidade de Paris.

Candidatura paulistana

Atualmente a Expo é realizada a cada dois ou três anos com diferentes temas. A proposta brasileira consistia em trazer para São Paulo o tema “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”.

A proposta era realizar a Expo em 2020 em uma área em Pirituba, em uma área de 5 milhões de metros quadrados.

O local compreenderia uma extensão equivalente a quatro vezes o tamanho do Anhembi, atualmente o maior centro de exposições da cidade.

A proposta era que as instalações se tornassem um legado para a cidade, com equipamentos de esportes, cultura e lazer, além de uma reserva ambiental natural.

A realização do evento na região fazia parte dos planos da prefeitura de descentralizar as atividades econômicas.

Com agências