Premiês da Romênia e da China se reúnem em Bucareste

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, reuniu-se nesta segunda-feira (25) com seu homólogo romeno, Victor Ponta, em Bucareste, capital da Romênia.

Na ocasião Li Keqiang disse que este já foi o segundo encontro que teve com o líder romeno em quatro meses, o que significa que existe uma relação especial entre os dois países. Em nome da comitiva chinesa, Li Keqiang agradeceu a recepção calorosa do governo romeno.

Victor Ponta começou por dizer que esta foi a primeira visita de um primeiro-ministro chinês à Romênia nas últimas duas décadas. Segundo Ponta, a Romênia e a China já estabeleceram relações diplomáticas há 60 anos.

Embora haja algumas mudanças nos dois países, a China tem sido desde sempre um parceiro e amigo especial. A China também pode considerar a Romênia como um bom amigo no leste europeu e até na União Europeia, reforçou primeiro-ministro romeno.

Hoje ainda os dois líderes deverão testemunhar a assinatura de uma série de acordos de cooperação.

Li Keqiang chegou na tarde desta segunda-feira a Bucareste para uma visita oficial ao país. Durante esta viagem, o premiê chinês vai participar do Encontro entre os Lideres da China e dos Países da Europa Centro-Oriental.

A Romênia é um dos maiores destinos do investimento chinês na Europa Centro-Oriental, com um valor que ultrapassa os US$ 160 milhões.

Fonte: Rádio Internacional da China