Jandira promove debate sobre tecnologias livres na cultura 

A Comissão de Cultura realiza audiência pública nesta terça-feira (26), para debater a importância de tecnologias livres e bases de dados públicas para o planejamento e fortalecimento de políticas públicas para a cultura.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que pediu o debate, cita o exemplo da plataforma digital CulturaEduca.cc, um dos instrumentos do Ministério da Cultura para executar o programa Mais Cultura nas Escolas, que tem hoje 34 mil escolas públicas mapeadas.

Com o objetivo de definir os territórios educativos, lembra Jandira Feghali, “o CulturaEduca.cc cruza dados como os censos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bibliotecas, museus, teatro, cinemas, pontos de cultura e centros de ciência e tecnologia, entre outros, redefinindo e ampliando a ocupação territorial educativa das escolas”.

A deputada destaca ainda que o portal, “desenvolvido 100% com tecnologias livres e bases de dados abertas, está totalmente alinhado com as políticas de autonomia tecnológica propostas pelo governo federal e será um importante instrumento de acesso livre a informações sobre o impacto da Cultura no Brasil através de suas bases de dados abertas e disponíveis a qualquer um que se interessar”.

Por causa “da importância de termos o primeiro e maior mapa público da cultura e suas transversalidades, e sendo véspera da 3ª Conferência Nacional de Cultura, é importante esta comissão promover esta ferramenta para real conhecimento e interatividade da cultura”, finalizou.

Foram convidados para a audiência o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula; o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni; o presidente do Instituto Lidas, Inaê Batistoni; e o coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência, Ricardo Poppi.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara