China rechaça suspensão de negociações pelos EUA na OMC

A página oficial do Ministério do Comércio da China publicou nesta segunda-feira (25) uma declaração do ministro do Comércio, Gao Hucheng, sobre a suspensão, pelos Estados Unidos, das negociações do Acordo de Tecnologias de Informação. O tratado, da Organização Mundial do Comércio (OMC), visa reduzir e eliminar o imposto aduaneiro de produtos de tecnologia da informação.

O ministro do comércio disse, na declaração, que a suspensão abrupta dos EUA no processo de negociação é uma ação “muito irresponsável”, de acordo com o portal de notícias da Rádio China Internacional.

Segundo Gao, com os esforços da China e das principais partes envolvidas, já tinha sido alcançado um consenso em cerca de 200 tipos de impostos, cujo valor comercial atinge os 2,77 trilhões de dólares (6,31 trilhões de reais).

Mas os EUA abandonaram o consenso já alcançado pela maioria das partes porque algumas exigências do país não foram respeitadas. Para Gao, a atitude norte-americana revela desrespeito pelos esforços dos outros países.

Apesar disso, a China considera que as negociações não chegaram ao fim. “As diversas partes estão caminhando na direção certa e se esforçando” para chegar a um acordo pleno o mais cedo possível.

As negociações, lançadas através de um relatório elaborado no âmbito da OMC e divulgado em 2012, buscam a expansão do Acordo de Tecnologia da Informação, com a ampliação da lista de produtos a entrarem na categoria para redução e eliminação de impostos. Além disso, outras barreiras não tarifárias são discutidas.

Com agências,
Da redação do Vermelho