EUA entre acordo com Teerã e sanções anti-iranianas

O Irã e o Grupo 5+1 se esforçam na cidade suíça de Genebra para resolver o caso nuclear de Teerã, ao mesmo tempo que um grupo de senadores estadunidenses não descansa de sua tentativa de impor novas sanções contra a República Islâmica do Irã.

Quatorze senadores democratas e republicanos dos Estados Unidos informaram na última quinta (21) que formaram um grupo para prepara uma nova lei que sirva para impor novas sanções contra o Irã.

"Um Irã com poder nuclear supõe uma grave ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos e seus aliados, assim, nos comprometemos a evitar que Teerã alcance essa capacidade", declararam.

Os senadores estadunidenses tomaram a decisão de impor mais sanções contra Teerã, enquanto ao presidente do país, Barack Obama, se opõe a esta opção.

Neste sentido, um dia antes do reinício dos diálogos entre o Irã e o G5+1, que acontecem na Suíça, Obama solicitou aos senadores que ignorem a campanha do lobby israelense e adiem as novas sanções contra Teerã, um pedido que foi aceito pelo Senado.

Embora Obama tenha dito em várias ocasiões que todas as opções estão sobre a mesa no caso nuclear iraniano, inclusive a militar, Obama fez o pedido para que o assunto seja resolvido por meios pacíficos.

Nesta sexta, os líderes das delegações do Irã e as seis partes do G5+1, Mohamad Javad Zarif e Catherine Ashton, respectivamente, voltaram a se reunir na cidade de Genebra.

Trata-se do terceiro dia consecutivo de conversações nucleares entre o Irã, o sexteto (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China mais Alemanha), iniciadas na última quarta-feira.

Fonte: HispanTV