“O crime organizado resolveu enfrentar o estado,” diz Cutrim

Deputado do PCdoB afirma que o caos na Segurança Pública pode aumentar com a aposentadoria de policiais e delegados

Cutrim
O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) alertou o Governo do Estado para a iminente possibilidade de aumento da crise na Segurança Pública do estado. Com a aposentadoria de 390 policiais civis e 60 delegados, a falta de efetivo policial pode aumentar a distorção no número de policiais para promover a segurança da população.

Ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Cutrim afirmou que não há mais investimento na permanência de policiais nos quadros do estado e que em breve os processos de pedido de aposentadoria ampliarão o problema da falta de policiais. O Maranhão é o estado com o menor efetivo policial por habitante do país (um policial para cada 877 habitantes).

Isto acontece porque não há condições de trabalho dignas, remuneração aos policiais é insignificante diante dos riscos que o trabalhador corre e há uma verdadeira crise de falta de comando na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Cutrim afirmou que, assim como ele, toda a população está preocupada com o clima de intranquilidade instalado no estado, mas o caos vivido com a falta de segurança parece não sensibilizar o governo do estado, que mantém o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, no cargo.

“A criminalidade aumenta a cada dia porque não há mais autoridade por parte do Governo. Aqui, o crime organizado resolveu enfrentar o estado,” disse em discurso na Assembleia Legislativa na última quarta (20) ao afirmar que a Segurança Pública é sua bandeira de luta.

Cutrim lamentou o fim dos trailers policiais – que serviam para fazer a guarda em diversos bairros da cidade. A decisão de desativá-los foi tomada pelo Governo de Roseana Sarney após a execução de um policial que estava trabalhando sozinho em um sábado à noite.

Os trailers, segundo Raimundo Cutrim, representavam “a presença visual da polícia próxima do cidadão” e evitava a incidência de crime, já que a polícia estava ali presente. Cutrim lembrou ainda que esta inovação, implantada durante sua gestão à frente da Secretaria de Segurança Pública, teve efeito na vida das pessoas. O estado resolveu desativar quando não teve mais controle sobre a criminalidade, que resolveu enfrentar as autoridades.