Chico Lopes quer aplicação do Estatuto da Igualdade Racial  

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) destaca a importância de lutar pela maior divulgação e pelo efetivo cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial. "O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para uma reflexão maior. Vamos juntos, construir no dia a dia um País de mais igualdade racial e social", diz o deputado, conclamando a um reforço na luta pela igualdade de oportunidades e pelo pleno respeito a todos os cidadãos. 

 O Estatuto, aprovado em 2010, é um marco nas políticas de igualdade racial no Brasil e vem sendo tema de campanha promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), incluindo temas como saúde, educação, trabalho, cultura, comunicação, acesso a terra e a moradia adequada.

"Destacamos, com muita alegria, mas também com o sentimento de que ainda há muito o que fazer, o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, data em que lembramos a morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afrobrasileiro", afirma Chico Lopes, em pronunciamento sobre o tema, na tribuna da Câmara Federal.

"Quero sobretudo destacar a importância do trabalho de todos que lutam pela igualdade racial e por mais justiça social no Brasil. Esse é um debate complexo, infelizmente muitas vezes ainda cercado de imprecisões, preconceitos e de uma boa dose de demagogia”, afirma o parlamentar.

E acrescenta que “ficamos mais otimistas em perceber que, apesar de todas as dificuldades e de toda uma estrada que ainda temos por caminhar, rumo a uma cultura de igualdade social e de plena participação de todos nas diversas instâncias da sociedade, temos também conquistado avanços significativos nessa luta", ressalta.

Além das ações da Seppir, Chico Lopes destaca as atividades realizadas no Ceará pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas pra a Promoção da Igualdade Racial, a Ceppir-CE, e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, a Unilab, sediada no município de Redenção.

"A Unilab tem uma importância estratégica no trabalho que vem sendo promovido pela reitora Nilma Gomes e por toda a sua equipe, para a produção e a difusão de conhecimento, em nome de um Brasil mais justo, com mais atenção e cuidado a esse tema e de portas abertas para a integração com outros países que conosco compartilham este desafio", enfatiza Chico Lopes.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes