Assembleia Legislativa devolve o mandato cassado de Giocondo Dias

A Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) promove, na tarde desta quarta-feira (20/11), uma sessão especial para a devolução simbólica do mandato do deputado estadual constituinte de 1948, Giocondo Dias, do Partido Comunista. O evento acontece no plenário Luis Eduardo Magalhães e conta com a presença do governador Jaques Wagner.

O projeto de Resolução Nº 2.197/2013 é de autoria do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que declarou nulas as resoluções da Mesa Diretora da Casa, responsáveis por extinguir o mandato de Giocondo Gerbasi Alves Dias e Jaime da Silva Maciel, e dos respectivos suplentes, Mário Alves de Souza Vieira e Eusínio Gaston Lavigne, eleitos em 1945.

Com a anulação das cassações de Giocondo Dias e Jaime da Silva Maciel, o deputado Fabrício diz buscar a reparação de “arbitrariedades cometidas contra o povo da Bahia”. O deputado repete, em âmbito estadual, as iniciativa do Senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) e Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

O Senado aprovou, em 16 de abril último, a anulação da extinção dos mandatos de Luís Carlos Prestes (1898-1990) e de seu suplente, Abel Chermont (1887-1962). Em 20 de março, a Câmara fez o mesmo com relação aos 14 deputados federais afetados pela decisão de 1947, entre eles os baianos Jorge Amado, Carlos Marighella e Maurício Grabois, bem como o histórico líder do PCdoB, João Amazonas.

Giocondo Dias

Uma das referências da esquerda e dos movimentos sociais no país, Giocondo Dias foi cabo do Exercito, membro da Aliança Nacional Libertadora (ALN), comandante do governo provisório e revolucionário de quatro dias em Natal (RN), em 1935, membro do Partido Comunista do Brasil e, e a partir de 1960, dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Da Redação
*Com Ascom/Fabrício Falcão