Saúde do homem ganha mais um incentivo na AL-BA

A saúde do homem está ganhando cada vez mais força e visibilidade na Bahia. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o projeto de autoria do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), que institui Política Estadual da Saúde do Homem.

O projeto tem por objetivo ampliar as informações e a consciência do homem quanto a fatores peculiares à saúde masculina, com ênfase na população com mais de 40 anos. A iniciativa também visa desmistificar procedimentos médicos estigmatizados por uma visão distorcida da condição masculina e educar o homem para que cuide de sua saúde e desenvolva o hábito de, periodicamente, se submeter a consultas médicas e a exames de controle.

Para o deputado Álvaro Gomes, os indicadores relativos ao homem e as doenças inerentes à condição masculina revelam elevado grau de desconhecimento quanto às suas causas, sintomas, a possibilidade de diagnóstico e o tratamento.

“Em geral, quando vai ao médico, se já é tarde, o estágio de evolução da moléstia já apresenta quadro de irreversibilidade ou já se constata a presença de sequelas evitáveis se a procura por atendimentos se desse no tempo devido”, observou o deputado, na justificativa do projeto.

Novembro Roxo

Conhecido como Novembro Roxo, o projeto de lei nº 19.997/2012, é uma proposição de Álvaro Gomes, apresentada ano passado, que utiliza a informação e conscientização com o objetivo de diminuir os cânceres de pênis e próstata no Estado.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Álvaro Gomes