Música no Pelourinho inicia programação da Consciência Negra

Uma programação especial e gratuita marca na quarta-feira (20/11), no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, as comemorações pelo Dia Nacional da Consciência. Quem abre a festa é o Afoxé Filhas de Gandhy, que sairá em cortejo pelas ruas do local, às 20h, com a tradição e a musicalidade de matriz africana. Mais tarde, haverá shows simultâneos nos largos e praças.

A iniciativa é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e faz parte do II Encontro das Culturas Negras, ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) para celebrar o Novembro Negro, projeto da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

No Largo Quincas Berro D'Água, às 21h, Graça Onasile faz um show especial, com vários convidados da música negra baiana. Wil Carvalho, Afro Jhow, Carla Lis e Marquinhos Marques se unem à cantora para celebrar a data.

Considerado um dos mais importantes percussionistas da Bahia, Gabi Guedes traz a mistura de ritmos do candomblé por meio de instrumentos do jazz e as batidas do afrobeat, com o projeto Pradarrum. A apresentação acontece no Largo Tereza Batista, às 21h. No Largo Pedro Archanjo, no mesmo horário, Dão & a Caravana Black representam a moderna música negra baiana com um repertório diversificado.

O II Encontro das Culturas Negras oferece uma extensa programação durante este mês em torno dos festejos à Consciência Negra. Até 30 de novembro, mais de 50 shows, eventos e apresentações acontecem no Pelourinho, sendo 35 destes totalmente gratuitos.

Programação

No dia 23, a atração internacional Hot 8 Brass Band se apresenta no Pelourinho, mostrando toda a influência dos ritmos afroamericanos. Já no dia 25, quando é celebrado o Dia da Baiana, o Centro Histórico recebe um cortejo comemorativo por suas ruas, além de uma festa no Memorial das Baianas, animada por Carla Lis, Gal do Beco e Trivial.

Os últimos dias de novembro ainda serão animados por atrações como Afro Jhow (21), Banda Didá (22), Shamáym Zion (22), Zuluz (23), Moa Anbesa (23), Conexão Rasta (24), Edy Vox (26), Aspiral do Reggae e Nova Saga (30), Performáticos Quilombo (30).

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências