José Reinaldo: o vitorioso congresso do PCdoB

"O 13º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado nos dias 14 a 16 de novembro de 2013, foi vitorioso em todos os sentidos. É um fato significativo por sua incidência no quadro político e pela projeção de médio e longo prazos das suas decisões", destacou José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, ao fazer um balanço das atividades do Congresso no programa "Ponto de Vista" da Rádio Vermelho.

José Reinaldo

Segundo José Reinaldo, "a presença da presidenta Dilma Rousseff no ato político do Congresso foi uma expressão da importância que o PCdoB tem na configuração do governo e do papel da organização comunista na conformação das forças de esquerda no quadro de uma ampla coalizão".

José Reinaldo destaca ainda no programa que embora o quadro político de 2014 não esteja desenhado, ficou claro, no Congresso, que o PCdoB lutará pela quarta vitória consecutiva do povo brasileiro. E segundo ele, esta foi uma das decisões mais importantes do 13º Congresso do Partido.

Para José Reinaldo, a aprovação, no Congresso, de duas resoluções políticas – a primeira tratando do quadro nacional e a segunda do cenário internacional – foi exitosa no processo tático e estratégico do PCdoB, partindo da definição de que "a tarefa política central do momento é mobilizar apoio político e social para que o governo realize as transformações que a nação reclama".

Lembrou José Reinaldo: "O PCdoB propõe avançar nas mudanças, através de uma plataforma de luta por um novo plano nacional de desenvolvimento com a realização de reformas estruturais democráticas".

"O 13º Congresso entra para a história do PCdoB como um momento de reafirmação política internacional dos comunistas brasileiros, com seu caráter anti-imperialista e solidário com as lutas dos povos e nações oprimidos", salientou o editor.

O alcance histórico do Congresso, de acordo com José Reinaldo, é indispensável para se dar continuidade na expansão das fileiras do PCdoB, reforça a identidade comunista e a vida militante organizada.

Ouça a íntegra do programa "Ponto de Vista" abaixo: