Diálogos entre Farc e governo colombiano recomeçam em 10 dias

As delegações das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e do governo colombiano  anunciaram através de um comunicado conjunto, emitido neste domingo (17), que irão recomeçar a nova rodada dos diálogos de paz em Cuba somente no dia 28 de novembro, dez dias após a data prevista inicialmente.

Diálogos entre Farc e governo colombiano reiniciam em 10 dias - AFP

O comunicado divulgado pelas partes indica que o adiamento servirá para que os negociadores busquem "afinar visões, trocar documentos e analisar as diferentes propostas recebidas da sociedade".

O 17º ciclo de negociações gira em torno do terceiro ponto da agenda de diálogos, a questão dos cultivos ilícitos e do narcotráfico. Segundo informações da Agência EFE, nesta etapa, as Farc e a equipe do presidente Juan Manuel Santos devem ouvir especialistas e levar em conta as conclusões dos foros organizados e pela Universidade Nacional e pela Oficina da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia também:
PC Colombiano e Marcha Patriótica citam diálogo de paz das Farc
Senador colombiano defende diálogos de paz


Nos diálogos de paz, que completam um ano na próxima terça-feira (19), o governo colombiano e as Farc conseguiram dois acordos, um em maio passado sobre a questão agrária e o desenvolvimento rural, e outro no último dia 6, a respeito da participação política. Os outos pontos pendentes são relativos às vítimas e o fim do conflito armado, além de um adicional sobre a implementação dos acordos feitos.

Ainda de acordo com a EFE, nesta etapa das conversações os negociadores governamentais contam com a presença de uma mulher na equipe. Ela deve substituir o empresário Luis Carlos Villegas, nomeado embaixador nos Estados Unidos.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações de agências de notícias