Cristina Kirchner retorna ao governo com popularidade em alta 

A presidenta argentina, Cristina Kirchner, retorna nesta segunda-feira (18) às funções executivas com o respaldo da alta em sua popularidade, de acordo com um questionário do Centro de Estudos de Opinião Pública (Ceop) divulgado no último domingo (17), no diário Página 12

Cristina Kirchner - Wikicommons

A mandatária, que regressa às atividades de governo depois de 40 dias de recesso pós-operatório, tem uma imagem positiva de uma maioria de 53% da população, segundo a Ceop.

Esse apoio maioritário dá-se em todos as faixas etárias e em ambos sexos. Entre os jovens, o respaldo é de  55%, de acordo com o Ceop que entrevistou a mais de mil pessoas durante os últimos dias.

Há meses as opiniões favoráveis à dirigente mantêm-se altas e estáveis, segundo coincidem todos os pesquisadores, incluindo os que trabalham para o oficialismo e os que o fazem para candidatos opositores, assinala Página 12.

Leia também:
Meios argentinos não querem que Cristina termine seu mandato
Argentinos comemoram anúncio de retorno de Cristina ao Executivo


Em um ano, a imagem positiva da presidenta, depois de cumprir um mandato e meio, e ante uma feroz campanha da oposição mediática, subiu oito pontos e essa melhora fez-se ainda mais notória após as eleições primárias e durante sua convalecencia depois da operação intracraneal do passado 8 de outubro, refere o diário. "A verdade é que a presidenta volta à cena com um respaldo que terá peso nas decisões que adote", nos dois anos que lhe resta de mandato, assinala a publicação.

"Conseguir quórum próprio, assegurar a governabilidade, possuir um nivel de votos de 33% e uma imagem positiva do 53% não são dados menores nos tempos que correm", sintetiza.

Também, segundo o questionário, os apoios à presidenta são maiores nos setores de menos poder econômico, em que a opinião positiva chega quase ao 60%, enquanto no nível socioeconômico alto o respaldo atinge 39%.

Fonte: Prensa Latina