Cadoca envia mensagem aos participantes do 13º Congresso

Em mensagem aos delegados que participaram do 13º Congresso do PCdoB, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB-PE) afirmou que o encontro dos comunistas brasileiros, entre os dias 14 e 16 de novembro, em São Paulo, é a “prova concreta de que ainda é possível, sim, atuar como Partido de lutas no nosso país”.

Impossibilitado de participar do Congresso, por questões de saúde, Cadoca afirmou que o “PCdoB tem tradição, tem história e, indiscutivelmente, é um diferencial na vida partidária do país”.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do deputado ao coletivo do PCdoB:

Por questões de saúde, estou afastado temporariamente de todas as minhas atividades, inclusive as do Parlamento e, por esse motivo, estou impossibilitado de comparecer ao 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que já se consagra como mais um marco significativo na trajetória do partido.

Tenho certeza de que o clima que impera nesse encontro, desde o início e nesta reta final, é o da camaradagem, da fraternidade, do espírito de combate, que, sem dúvida, deram ao povo brasileiro uma demonstração de resistência. E mais : a prova concreta de que ainda é possível, sim, atuar como Partido de lutas no nosso país.

Falo assim por conhecimento de causa e com a convicção da minha longa militância política, inclusive comunista. Durante mais de 20 anos – em pleno curso da ditadura militar que infelicitou nosso país por mais de duas décadas – até 1985, quando da redemocratização, fui, com muito orgulho, militante do Partido Comunista Brasileiro.

Dessa militância resultou, inclusive, meu primeiro mandato de vereador da cidade do Recife, em 1982. Embora obtido na legenda do PMDB, esse mandato conduzia a força e o declarado apoio do então chamado Partidão, ainda na clandestinidade. Por isso mesmo, embora recém filiado ao PCdoB de Pernambuco, não sou e nem me considero um novato. Estou entre amigos e bons companheiros.

Esse encontro se realiza no transcurso de um ciclo histórico na vida do país, inaugurado em 2002, quando da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Expressão de uma mudança qualitativa nas estruturas de poder e de governo até então vigentes. Ela permitiu o ascenso de forças democráticas e populares – de forma inédita, no seio do poder central. Abriu possibilidades para a luta do povo, incluindo o desenvolvimento nacional e a solidificação democrática.

A grosso modo, são quatro, as características marcantes dos governos surgidos a partir dai:

1- São democráticos, capazes de estimular, de compreender e de assimilar todas as formas de participação política, utilizadas por nosso povo.

2- Possuem acentuada vocação social, obtendo gradativos êxitos, na luta pela erradicação da miséria, pela valorização do salário mínimo, pela redução significativa das desigualdades sociais.

3- Favorecem o desenvolvimento nacional, não poupando esforços para recuperar o papel do Estado, como indutor desse processo.

4- Adotam política externa independente, capaz de formar novos polos na geopolítica internacional e com isso alterar a correlação de forças no mundo.

Seguimos na luta.

Quero enfatizar e reafirmar meu compromisso de continuar trabalhando, na Câmara dos Deputados e nas ruas, para ajudar o PCdoB a se fortalecer ainda mais, a crescer e a aumentar a sua representação nas Casas Legislativas.

O PCdoB tem tradição, tem história e, indiscutivelmente, é um diferencial na vida partidária do país.

Também é com muita satisfação que faço uma referência especial a minha colega de bancada e amiga, deputada Luciana Santos, que, por mérito, trabalhos prestados e competência, foi escolhida para assumir a presidência nacional do nosso partido. Tenho certeza, Luciana terá uma atuação marcante, dedicada e comprometida com os objetivos do PCdoB e da sociedade e dará sequência, a partir de 2015, à missão que hoje está nas mãos do nosso presidente, o companheiro Renato Rabelo.

Grande abraço a todos!
Carlos Eduardo Cadoca