Ativista americano participa de atividades do Novembro Negro

Com a proximidade do Dia da Consciência Negra, a ser comemorada na próxima quarta-feira (20/11), diversas atividades começam a acontecer no Estado. Uma dessas iniciativas é a presença de Joe Beasley, um dos grandes militantes do Movimento dos Direitos Civis nos EUA, que chega nesta terça-feira (19/11) à Bahia para participar das comemorações da data.

Atualmente, o ativista é presidente da Fundação que leva o seu nome e terá uma agenda com organizações negras da capital baiana. Beasley visa divulgar a entidade “Ascensão Africana”, um projeto criado por ele para construir uma rede de relacionamentos entre descendentes africanos ao redor do mundo.

Beasley é diretor regional da Rainbow/PUSH Coalition, uma organização com fins sociais criada pelo também conhecido líder ativista dos Direitos Civis, reverendo Jesse Jackson, com quem esteve no último dia 17, no Troféu Raça Negra da Faculdade Zumbi dos Palmares. Ele foi uma personalidade importante na formação da faculdade em São Paulo.

Nesta terça, o líder afroamericano se reúne com jovens do Instituto Steve Biko para falar sobre sua trajetória e conhecer os projetos da organização. Já na sexta-feira (20), Beasley participará da Caminhada da Liberdade, que sai da Curuzu em direção ao Pelourinho, em Salvador.

Para finalizar a visita ao Estado, ele estará presente no Encontro África e Diáspora, em Sauípe, entre os dias 21 e 23/11, que reunirá empresários africanos e da diáspora discutindo formas de promover negócios entre o Brasil e o continente africano.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô