Sesporte enaltece 40 anos do Castelão

Ao longo de quatro décadas, o estádio foi o cenário principal no Ceará do esporte mais popular do país.

O futebol cearense está em festa. Há 40 anos, era inaugurado o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, carinhosamente chamado de Castelão. No jogo inaugural, Ceará e Fortaleza reuniu 70 mil torcedores. Ao longo das últimas quatro décadas, o local foi palco de clássicos do futebol, grandes eventos e tornou-se equipamento importante para a população cearense.

Após sua inauguração, estádio passou por duas grandes reformas: a primeira em 2002 e, recentemente em 2012, visando a Copa do Mundo FIFA de 2014. Nesta nova fase, a Arena Castelão é considerada um dos estádios mais modernos do país. Foi o primeiro a ser entregue para a Copa, antes do prazo previsto para a inauguração.

Ouvidor da Secretaria do Esporte do Estado, Sérgio Redes, o “Serginho Amizade”, foi um dos atletas que jogou, pelo Ceará Sporting Club, na inauguração do estádio, entrando no segundo tempo da partida. “Foi uma grande alegria participar daquela grande festa”, recorda. O ex-atleta destaca a nova fase do equipamento. “A Arena Castelão vive um grande momento, com a expectativa de sediar jogos da Copa de 2014. O povo cearense é apaixonado por futebol e merece ter este grande estádio”.

Gilvan Paiva, titular da Sesporte, também enaltece a importância do estádio. “A Arena Castelão tornou-se um símbolo de encontro de apaixonados pelo futebol. Esperamos que este local seja de paz entre as torcidas, bem estar da população e firme-se cada vez mais como protagonista da história do futebol cearense”.

Mais

O jogo da inauguração, Clássico Rei, terminou 0x0.

O primeiro gol do Castelão foi de Erandy Pereira Montenegro, em 18 de novembro de 1973, em partida de Ceará 1 x 0 Vitória.

O equipamento já sediou oito partidas da Seleção Brasileira.

Na Copa das Confederações realizada este ano, a Arena Castelão sediou três jogos: Brasil x México, Nigéria x Espanha e Espanha x Itália

Para 2014, na Copa do Mundo, o equipamento receberá seis jogos, sendo duas partidas da Seleção Brasileira.

Fonte: Sesporte