Reforma econômica é prioridade para o governo chinês

As reformas econômicas são a prioridade das reformas gerais da China, segundo um comunicado publicado durante a 3ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China (CCPCCh), que encerrou nesta terça-feira (12).

Ao longo de quatro dias, os participantes avaliaram um relatório dos trabalhos feito pela presidência de Xi Jinping. O documento "Decisão para Questões-chave sobre o Aprofundamento das Reformas do Comitê Central do PCCh" foi aprovado durante a ocasião.

É essencial lidar com a relação entre o governo e o mercado, reforçou o comunicado, sublinhando que é necessário destacar o papel decisivo do mercado na distribuição de recursos e um papel mais efetivo do governo.

De acordo com o documento, a meta geral das reformas na China passa por aperfeiçoar e desenvolver o sistema socialista com características chinesas, promover a modernização do sistema e a capacidade de administração do país.

Um sistema público como pilar do sistema socialista com características chinesas e o desenvolvimento comum da economia diversificada são bases do sistema econômico socialista orientado para o mercado, revelou ainda o documento, acrescentando que tanto a economia pública como a privada são partes importantes da economia mercantil socialista e uma base imprescindível do desenvolvimento econômico e social da China.

O relatório prevê que o ano 2020 será uma fase importante para obter resultados decisivos em áreas importantes e uma etapa crucial para as reformas. Até essa altura, este sistema será mais maduro em todos os aspectos, sublinhou o documento.

Leia abaixo trechos do documento divulgados pela agência chinesa Xinhua:

"A China deve basear-se na realidade primordial plasmada pela etapa primária do socialismo e que perdurará muito tempo, enquanto persegue a reforma integral e mais profunda"

"A reforma econômica é chave a a solução principal é a relação apropriada entre o governo e o mercado, deixando a este último jogar um papel decisivo na distribuição dos recursos".

"Devem ser obtidos resultados decisivos nos setores chave e um marco bem desenvolvido, científico, baseado em procedimentos e eficaz, deve entrar em funcionamento em 2020, com o objetivo de garantir que as instituições de todos os setores sejam mais maduras".

Fonte: Rádio Internacional da China