Tufão Haiyan pode ter deixado mais de 1,2 mil mortos no Vietnã

As autoridades do Vietnã iniciaram a retirada de pelo menos 100 mil pessoas de suas casas por conta da chegada do tufão Haiyan, que devastou a região central das Filipinas nesta sexta-feira (8), de acordo com informações da imprensa local. 

Vietnã - EFE

Está previsto que Haiyan, a tempestade mais forte de 2013 em todo o mundo, chegue às províncias centrais do Vietnã na manhã deste domingo (10). O tufão de categoria cinco, a máxima da escala Saffir-Simpson, castigou ontem as Filipinas com ventos de 235 km/h e rajadas de até 315km/h, deixando até o momento mais de 100 vítimas, mas, segundo informações da Cruz Vermelha, esse número pode chegar até 1200 mortos.

A maior parte das pessoas que tiveram que deixar suas residências nas Filipinas são das províncias de Da Nang e Quang Ngai. O país declarou alerta máximo diante da chegada do fenômeno meteorológico, informou o jornal do governo "TuoiTre".

Já o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, declarou ontem, após uma reunião de emergência, que apesar de o tufão chegar enfraquecido ao país, ele ainda tem forças para "complicar" a situação do Vietnã. Por conta disso, foram tomadas medidas de segurança para "limitar as consequências em termos humanos e materiais".

A companhia aérea estatal "Vietnam Airlines" se pronunciou, interrompendo e cancelando vários de seus voos neste domingo.  O Exército iniciou neste sábado (9) o envio de aviões C-130 com material de socorro para Tacloban, capital da província de Leyte e com 220 mil habitantes.


Fonte: Opera Mundi