"Kassab sabia do esquema de corrupção", diz acusado de fraude

O subsecretário da Receita na gestão Gilberto Kassab, Ronilson Bezerra Rodrigues, disse em telefonema gravado que o ex-prefeito e seu secretário de Finanças, Mauro Ricardo Costa (no cargo desde o governo José Serra, do PSDB), “tinham ciência” do esquema de corrupção que pode ter desviado até R$ 500 milhões dos cofres públicos, e que foi descoberto agora, na administração Fernando Haddad (PT).  

O telefonema foi gravado em 18 de setembro, com autorização da Justiça. Os áudios foram divulgados na última quinta-feira (7) pela TV Globo. Neles, Rodrigues reclama com a então chefe de gabinete da secretaria, Paula Nagamati, de estar sendo investigado. Naquele dia, a notícia da investigação havia sido publicada no Diário Oficial do Município.

“É um absurdo. Paula, tinha que chamar o secretário e o prefeito também, você não acha? Chama o secretário e o prefeito que eu trabalhei. Eles tinham ciência de tudo”, afirma.

Rodrigues é um dos quatro servidores da Secretaria Municipal de Finanças presos na quarta-feira retrasada (30) em uma operação do Ministério Público Estadual e da Corregedoria Geral do Município (CGM), que constatou um esquema milionário de desvios de recursos do Imposto sobre Serviços (ISS).

Com dinheiro da propina, Rodrigues teria comprado pelo menos 11 apartamentos e escritórios em São Paulo, Minas e Rio, além de cabeças de gado para uma fazenda em Minas.

Em nota, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab repudiou o que chamou de "tentativas sórdidas" de envolver seu nome em suspeitas de irregularidades contra funcionários públicos municipais admitidos, há anos, por concurso. Ele ainda declarou que essa atitude tem o objetivo exclusivo de atingir a imagem e a honra dele.

O ex-secretário de Finanças Mauro Ricardo Costa afirmou que as acusações são infundadas.

Fonte: Rede Brasil Atual