Editor do Guardian vai à justiça por publicar documentos da NSA

O editor do jornal britânico The Guardian, Alan Rusbridger será questionado sobre a publicação de documentos secretos da agência inteligência norte-americana (NSA, sigla em inglês), após receber diversos avisos oficiais de que o vazamento destas informações representa uma ameaça à segurança nacional. 

Segundo uma porta-voz do Guardian, o editor estaria ansioso para comparecer à sede do parlamento britânico, mais conhecida como Câmara dos Comuns, em dezembro de 2013.

Informações a respeito das atividades da agência de espionagem britânica GCHQ, contidas em documentos entregues ao jornal pelo ex-analista na NSA, Edward Snowden, revelam uma estreita colaboração entre o serviço de espionagem dos dois países, e têm gerado constrangimentos ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e ao partido governista conservador.

Leia também:
Alemães expressam crescente desconfiança dos Estados Unidos
Edward Snowden e seu “Um Manifesto pela Verdade”


Enquanto grande parte da sociedade civil se mostra satisfeita com a revelação dos documentos secretos pelo jornal, líderes do serviço de espionagem britânico se mostram críticos em relação à esse tipo de publicação.

“Estão colocando nossas ações em risco”, afirmou nesta semana John Sawyers, chefe da M16, uma das agências de inteligência do Reino Unido. “Está claro que nossos adversários estão esfregando as mãos de felicidade e a Al Qaeda aproveitando [o vazamento de informações secretas]”, completou.

Em outubro de 2013, Cameron já havia ameaçado agir para impedir a publicação de tais informações por qualquer veículo de comunicação.

Fonte: Opera Mundi