UJS realiza I Encontro de Jovens Feministas em Fortaleza

Acontece na próxima segunda-feira, dia 11/11, o I Encontro de Jovens Feministas da União da Juventude Socialista (UJS) de Fortaleza, com apresentação do seminário “A história das mulheres no Brasil”. O evento, que terá início às 19h, será na Sede do PCdoB Estadual (Avenida da Universidade, 3199, bairro Benfica).

Além de debater a história das mulheres no Brasil, que terá como facilitadora Bárbara Cipriano, diretora de Jovens Feministas da UJS/Fortaleza e Conselheira Municipal de Juventude pela União Brasileira de Mulheres (UBM), o encontro irá discutir temáticas como feminismo emancipacionista e a inclusão da mulher nos espaços da política.

O evento contará com a presença da Coordenadora da UBM Ceará, Francileuda Soares; da Presidenta Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e ex-vereadora de Fortaleza, Eliana Gomes; e da Diretora de Jovens Feministas da UJS/Ceará e Conselheira Nacional de Juventude pela UBM, Camila Silveira.

De acordo com Sarah Cavalcante, presidenta da UJS, a atividade tem como objetivo formar mulheres e homens para o debate feminista, promovendo uma discussão histórica sobre as mulheres, como também estimular o entendimento do capitalismo como opressão feminina. “O fim da opressão das mulheres se dá na luta pela superação do capitalismo, somente com o socialismo podemos ter a emancipação das/dos indivíduos, mas para isso temos que estar afiados no debate e de prontidão para a lutarmos contra os machismos existentes”, afirmou Sarah.

O seminário de mulheres em Fortaleza é umas das diversas atividades mobilizadoras para I Encontro Nacional de Jovens Feministas da UJS, que ocorrerá em Brasília dos dias 13 e 15 de dezembro. O encontro reunirá mulheres de todo o país, tendo como tema “Combater o machismo, emancipar as mulheres, construir o socialismo!”.

Serviço

I Encontro de Jovens Feministas em Fortaleza

Data: segunda-feira (11 de novembro)
Hora: a partir das 19h
Local: Sede Estadual do PCdoB (Av. da Universidade, 3199 – Benfica)

Fonte: Blog da UJS Ceará