Resgate da memória do PCdoB marca atividades do 13º Congresso

Os comunistas já estão de malas prontas para participar do 13º Congresso Nacional do PCdoB, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de novembro e dará lugar a um intenso, crítico e amplo debate sobre os rumos do Partido, sua inserção nesses 10 anos de governos populares e progressistas e sua posição frente ao mundo assolado por uma crise sistêmica do capitalismo.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Adalberto Monteiro: "A Fundação oferece uma programação que enriqueça ainda mais os debates do 13º Congresso".

Em entrevista à Rádio Vermelho, o secretário nacional de Formação do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, destacou que "o centro do 13º Congresso do PCdoB será os debates que unem os 858 delegados, resultado de um processo de 2.300 assembleias de base e 2.200 conferências municipais, além das conferências estaduais".

Segundo o dirigente comunista, sem perder de vista a importância dos debates que serão travados entre os dias 14 e 16 de novembro, a Fundação Maurício Grabois oferecerá uma programação especial, que contribuirá para a ambientação do espaço do Congresso. "A Fundação oferece uma programação que abrilhante e enriqueça ainda mais os debates que serão travados", pontuou o secretário.

Durante a entrevista, Adalberto Monteiro falou sobre a exposição atualizada de fotografias, a exibição de documentários e os lançamentos de livros. Segundo ele, a bateria de lançamentos, além de estar casada com os debates em curso, reflete a preocução do PCdoB com a luta de ideias, que é parte fundamental da formação do Partido.

Conheça os lançamentos
Os Desafios da Nova Luta pelo Socialismo (Português/Inglês/Espanhol), de autoria de Renato Rabelo e Ricardo Alemão Abreu;
Alma em Fogo, memórias de um militante político, de autoria de Aldo Arantes;

A Grande Crise Capitalista Global 2007-2013: gênese, conexões e tendências, de autoria dos pesquisadores Aloisio Sérgio Barroso e Renildo Souza;

Meu Companheiro, 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, de autoria de Maria Prestes;

Meu Verbo é Lutar, a vida e o pensamento de João Amazonas
, de autoria de Augusto Buonicore;

Maurício Grabois, uma vida de combates
e Pedro Pomar, ideias e batalhas, de autoria do jornalista Osvaldo Bertolino;

Coração Vermelho, a vida de Elza Monnerat, de autoria de Verônica Berchet;

Araguaianas, histórias que não podem ser esquecidas, de autoria de Paulo Fonteles Filho;

Desvendando Minas: Descaminhos do projeto neoliberal, organizado por Gilson Reis e Pedro Otoni.
 

Mais atividades

Além do lançamento de livros, o Centro de Documentação e Memória (CDM) informou que serão realizadas, ao longo do 13º Congresso, diversas atividades, entre elas exibição de documentários e exposição fotográfica. Em entrevista à reportagem da Rádio Vermelho, o coordenador do CDM, Fernando Garcia (foto abaixo), destacou que a programação está dividida em quatro níveis.

"O primeiro a ambientação do Congresso, com a nomeação dos espaços e apresentação das biografias de grandes lideranças comunistas; a exposição fotográfica atualizada, que retrata desde os antecedentes da fundação do Partido, em 1922, até os últimos acontecimentos, tais como as eleições em 2012 e a jornada de junho; a exibição de documentários que apresentam a história do PCdoB, nesse caso serão 6 vídeos (Trailer do filme do camarada Osvaldão, 7ª Conferência do PCdoB na Albânia, os centenários de João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar); o comício de Carlos Prestes, realizado em 1945, no Pacaembu e que reuniu mais de 80 mil pessoas e contou com a presença do grande escritor Pablo Neruda; os 90 anos do PCdoB", pontuou o coordenador do CDM.

Além disso, Fernando Garcia frisou que também será exibido um vídeo especial com depoimentos oriundos do Projeto Marcas da Memória. Uma ação realizada em parceira com o Ministério da Justiça, através da Comissão de Anistia. "Esse vídeo apresentará entrevistas de até três minutos com pessoas que dedicaram sua vida à luta contra a repressão e pelo direito a resistência no Brasil", explicou Fernando.

Ouça na Rádio Vermelho íntegra da entrevista com Adalberto Monteiro: