Festival Mundial da Juventude discutirá temas políticos  

O próximo Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que se realizará em Quito, Equador, estará centrado no debate político sobre temas como a paz na Colômbia, a educação no Chile e o processo de apoio à revolução cidadã que o presidente Rafael Correa impulsiona.

A presidenta do comitê preparatório nacional da 18ª edição do festival, Luisa Pazmiño, destacou que estes serão os principais temas em debate aos quais serão agregados outros aspectos da política mundial.

O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que se realizará de 7 a 13 de dezembro, demonstra que os jovens de esquerda de todo o planeta estão organizados e não se deixam influenciar muito facilmente, afirmou Pazmiño.

De acordo com a jovem equatoriana, a Federação Mundial da Juventude Democrática decidiu em 2012 que o Equador seja a sede do festival juvenil e estudantil em reconhecimento a todas as transformações sociais que vêm ocorrendo no país com a Revolução Cidadã, impulsionada pelo presidente Rafael Correa.

Pazmiño esclareceu que à margem do debate político haverá também uma agenda cultural e esportiva.

Na atualidade os debates sobre a realidade equatoriana e regional, realizam-se nas 24 províncias da nação, por onde já passou a bandeira do festival, em um percurso denominado a Rota dos Mensageiros, utilizados pelos indígenas na antiguidade.

A rota da Costa foi denominada Eloy Alfaro; na Serra e região insular, Hugo Chávez, e a lutadora indígena que cruzou a região Amazônica, Trânsito Amaguaña.

A mobilização permitiu realizar em cada etapa jornadas pela solidariedade, de ação e reflexão política e cultural com os jovens de cada localidade.

O secretário geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas, Hanoi Sánchez em conversação com a Prensa Latina assinalou que com a convergência de múltiplas juventudes, sobretudo da América Latina, se dará continuidade à integração que regional.

Ficará fortalecida, além disso, a luta pela paz e a soberania de nossos povos, afirmou.

O líder juvenil destacou que os jovens equatorianos se preparam não só do ponto de vista logístico e organizativo para uma bem sucedida festa juvenil internacional, mas também do ponto de vista da formação política.

Hanoi Sánchez considerou que como país sede, os jovens equatorianos têm a imensa responsabilidade de serem os embaixadores da Revolução Cidadã e dos processos que se realizam neste país.

O dirigente comentou detalhes do programa do evento mundial e apontou que em 7 de dezembro será o ato der abertura, embora já desde o dia 6 ocorrerão seminários, conferências e oficinas com temáticas como a luta pela paz e a soberania dos povos, os direitos ao trabalho e as agressões imperialistas a nossos países, entre outros.

Em 13 de dezembro será o encerramento do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, mas além disso será o dia do Equador, para o qual os jovens desta nação se preparam, assegurou.

O magno evento juvenil estará dedicado às figuras do Comandante Hugo Chávez, Eloy Alfaro e Kwame Nkrumah, líder do pan-africanismo ganês que foi eleito como ponte de imbricação e solidariedade já que o festival anterior foi realizado na África, ressaltou Sánchez.

Nuriem de Armas, correspondente da Prensa Latina no Equador