Viagem de Michel Temer à China reforça parceria estratégica

Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (7) na embaixada do Brasil em Pequim, o vice-presidente do Brasil Michel Temer disse que sua visita à China foi muito positiva para reforçar a aproximação entre os dois países.

De Pequim, especial para o Portal Vermelho,
José Medeiros e Rafael Lima

Na ocasião, Michel Temer fez um breve relato dos resultados alcançados em sua primeira visita oficial ao maior parceiro comercial do Brasil. Primeiro, mencionou sua presença na 4ª Conferência Ministerial do Fórum de Macau. Em seguida, destacou sua participação na 3ª Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), realizada nesta quarta (6) em Cantão, na província de Guangdong. A Cosban é o mecanismo de diálogo político de mais alto nível entre o Brasil e a China. 

Na esfera econômica e comercial, Temer enfatizou os diversos avanços alcançados na área dos agronegócios, como por exemplo a solução de pequenos problemas envolvendo as exportações de soja, milho e carne bovina para a China. Ele também destacou o acordo alcançado para a instalação do Banco do Brasil em Xangai e de instituições financeiras da China no Brasil.

Na área científica, os destaques foram os acordos para o lançamento, em 5 de dezembro próximo, do CBERS-3 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), além da instalação de uma unidade da Embrapa na China. 

Na coletiva o vice-presidente destacou ainda a presença dos 272 estudantes brasileiros que estão na China pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. Temer disse que dialogou com a parte chinesa para que o Brasil possa enviar nos próximos anos cerca de cinco mil estudantes dentro do referido programa. Nesse aspecto, Temer enfatizou que os estudantes são o grande elo de ligação entre os dois povos.
Em sua agenda de quinta-feira em Pequim, o vice-presidente do Brasil reuniu-se com o presidente chinês Xi Jinping, a quem reiterou o convite da presidenta Dilma Rousseff para uma visita de Estado, paralelamente à reunião do Brics, que vai ser realizada no Brasil em 2014. Temer disse ao presidente chinês que sua ida ao Brasil vai consolidar em definitivo a parceria estratégica estabelecida entre os dois países.

Sobre seu encontro com o vice-presidente chinês, Li Yuanchao, Temer ressaltou que o mesmo usou uma terminologia muito adequada para se referir às relações sino-brasileiras, dizendo que nessas relações “deveremos incentivar sempre a luz verde, usar minimamente a luz amarela e não usar nunca a luz vermelha”. Em resposta, Temer disse que o uso da luz verde significa “um trânsito permanente e contínuo entre os dois países”.

Finalmente, no plano da governança internacional, o vice-presidente informou que os dois países concordaram em continuar a trabalhar juntos dentro dos mecanismos da Organização das Nações Unidas.