Carrion entrega prêmios de concurso Lila Ripoll de Poesia

 O líder do PCdoB, deputado Raul Carrion, entregou ontem os premiações do Concurso de Poesia Lila Ripoll 2013.

lila2013 - ag. alers

  O ato ocorreu no estande da Assembleia Legislativa na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. Na ocasião, também foi lançada uma coletânea com os textos selecionados no concurso, que está sendo distribuída gratuitamente. Os três primeiros colocados receberam medalha e diploma, e os 10 subsequentes recebem menção honrosa.

O Prêmio, instituído em 2004, busca incentivar a produção literária, divulgar novos talentos e fomentar a cultura. Nesta oitava edição, as inscrições, que geralmente ocorrem entre os meses de maio e junho, aconteceram, excepcionalmente, em julho. A comissão julgadora, responsável por avaliar os inscritos, foi formada por três representantes de entidades ligadas às áreas da cultura e literatura.Participaram da equipe o publicitário e professor Luiz de Martino Coronel, o membro da Academia Rio-grandense de Letras, César Pereira, e o comerciário e membro do cLUBE Literário de Cachoeirinha, Amaro Flores Castilhos.

Em setembro, foram escolhidos como os melhores trabalhos deste ano, respectivamente, “Bala Perdida”, de Antônio Sérgio de Sena Vaz; “Enxadas”, de João Elias Antunes de Oliveira; e “Escarlate”, de Mariza Baur.

Lila Ripoll nasceu em Quaraí, no interior do Rio Grande do Sul, e viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Por seu livro “Novos Poemas”, de 1951, ganhou o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

De Porto Alegre,
Isabela Soares