Partidos Comunistas e Operários debatem ofensiva do imperialismo

Começa nesta sexta-feira (8), na cidade de Lisboa, Portugal, o 15º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO). De acordo com informações do Partido Comunista Português, já confirmaram presença no Encontro mais 70 delegações de Partidos Comunistas e Operários de todas as partes de mundo. 

É sobre esse grande encontro que José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho, refletiu em mais uma edição do programa Ponto de Vista. Ele ressaltou que o 15º EIPCO terá como tema central "O aprofundamento da crise do capitalismo, o papel da classe operária e as tarefas dos comunistas na luta pelos direitos dos trabalhadores e dos povos, a ofensiva do imperialismo, a rearrumação de forças no plano internacional, a questão nacional, a emancipação de classe e a luta pelo socialismo".

Para o editor, o EIPCO é o mais importante espaço de cooperação entre Partidos Comunistas e Operários no plano mundial e tem como objetivos fundamentais a análise conjunta da situação internacional, a troca de informações e experiências de luta e intervenção, e a definição no plano internacional de linhas de ação comum ou convergente dos Partidos Comunistas e Operários.

José Reinaldo, que também é secretário de Comunicação do PCdoB,salientou a importância da atividade de encerramento do 15º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que ocorrerá no próximo domingo (10), e terá como ponto alto o Comício comemorativo do Centenário de Álvaro Cunhal.

Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: