Lisboa recebe encontro internacional de partidos comunistas

Tem início na próxima sexta-feira (8), em Lisboa, capital portuguesa, o 15º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), que será recebido pelo Partido Comunista Português (PCP). O encontro tem confirmada a participação de mais de 70 partidos comunistas e operários oriundos de todos os cinco continentes e de mais 60 de países, inclusive do Brasil. O PCdoB também enviou representantes.

Avante - Avante

O 15º EIPCO encerrará os seus trabalhos no domingo (10), quando as delegações presentes em Lisboa participarão no comício comemorativo do centenário de Álvaro Cunhal, que foi secretário-geral do PCP e um dos líderes resistentes contra o Estado Novo português (1933-1974), autocrático e corporativista, derrubado pela Revolução dos Cravos, ou Revolução de Abril.

O encontro é o mais importante espaço de cooperação entre partidos comunistas e operários no plano mundial, e tem como objetivos fundamentais a análise conjunta da situação internacional, à luz de um tema previamente definido, a troca de informações e experiências de luta e intervenção, e a definição, no plano internacional, de linhas de ação comum ou convergente dos partidos comunistas e operários.

O tema central definido para o encontro é o aprofundamento da crise do capitalismo, o papel da classe operária e as tarefas dos comunistas na luta pelos direitos dos trabalhadores e dos povos. A ofensiva do imperialismo, a reorganização de forças no plano internacional, a questão nacional, a emancipação de classe e a luta pelo socialismo também são debatidos, assim como aspectos do reforço dos encontros internacionais.

Os partidos comunistas e operários reunidos devem aprovar um conjunto de ações comuns ou convergentes que contribuam para o reforço da luta dos trabalhadores e dos povos contra a violenta ofensiva imperialista e que, num quadro de aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, afirmem a necessidade de profundas transformações anti-monopolistas e anti-imperialistas, assim como a alternativa de fundo de que os comunistas são portadores, o socialismo.

Com informações do PCP,
Da redação do Vermelho.