GDF saldará dívidas atrasadas com aposentados e pensionistas

Os aposentados e pensionistas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) receberão, a partir de janeiro de 2014, todos os pagamentos referentes a licenças não efetuados em gestões anteriores.

A dívida, que existe há mais de 15 anos e está acumulada em aproximadamente R$ 40 milhões, beneficiará 546 pessoas.

"O governo se debruçou para resolver mais essa pauta de reivindicação da categoria, que existe há anos e nunca foi atendida. Essa medida faz parte do nosso esforço para a valorização do servidor, que trabalha na ponta e merece ser reconhecido", expôs o governador Agnelo Queiroz durante encontro com representante da categoria na Residência Oficial de Águas Claras.

O decreto que autoriza o pagamento – assinado pelo chefe do Executivo local– concede aos beneficiados a primeira parcela em janeiro, no valor de até R$ 25 mil. O restante será pago conforme a tabela abaixo.

O secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, destacou que o GDF atendeu, em dois anos e meio de governo, diversas demandas da categoria, entre elas, reajuste salarial, equiparação de plano de saúde ao da Polícia Federal e interstício de progressão funcional.

"Além disso, a categoria também conseguiu transformar a denominação de agente penitenciário para agente policial de custódia, reconheceu o nível superior dos agentes e aumentou em 3.029 os cargos da PCDF", enumerou Lacerda.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, também esteve presente no encontro e destacou que as polícias Militar e Civil, Detran, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários têm sido modelo de compromisso com o serviço.

"Essas categorias estão sendo valorizadas e estão aperfeiçoando o trabalho, que tem aumentado substancialmente a qualidade, o que é reconhecido pela própria sociedade", enfatizou Avelar.

"Todos os nossos pleitos estão sendo atendidos e encaminhados para serem resolvidos. Agradeço em nome de todos os policias", afirmou o presidente do Sindicato dos Policiais do Distrito Federal (Sinpol-DF), Ciro José de Freitas.

O evento contou também com a participação do vice-governador, Tadeu Filippelli, do presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sidepo-DF), Benito Augusto Galiani, e do diretor-geral da PCDF, Jorge Luiz Xavier.