Estudo mostra necessidade de desonerar setor de bicicletas 

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) lançou, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6), estudo sobre a análise econômica do setor de bicicletas e suas regras tributárias. A entidade manifestou apoio à iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), na desoneração tributária do setor.
 

Os dados sobre o mercado de bicicletas no Brasil apontam para alta taxa tributária incidente sobre o setor, onerando, em alguns casos, em 80,3% o valor final das bicicletas.

A Aliança Bike, instituição que representa a cadeia produtiva e de fornecimento de bicicletas, partes e peças, manifesta apoio à iniciativa do senador Inácio Arruda, na desoneração tributária do setor de bicicletas, declararam os representantes da entidade.

Para a Aliança Bike, as isenções propostas certamente trarão benefícios por também estimular este meio para o transporte da população, gerando inúmeras melhorias na saúde, meio ambiente e na facilitação de integração de transporte público, além de gerar mais empregos e renda para o País.

“O estudo destaca as principais características do setor e evidencia como a redução da carga tributária pode proporcionar benefícios aos consumidores, fabricantes, distribuidores e ao governo”, afirmou a Aliança Bike.

O mercado de bicicleta no Brasil apresenta grande destaque em termos globais, com um consumo médio de 4,5 milhões de unidades ao ano e produção nacional de cerca de 4,17 milhões de unidades em 2012. O País é o terceiro fabricante mundial de bicicletas.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda