Vereador Lisboa desafia Roseana e Aluísio

 

O secretário de Segurança do Estado, Aluísio Mendes novamente desrespeitou a Câmara Municipal de São Luís ao não comparecer, mais uma vez, a sessão especial para tratar da problemática da segurança pública na capital, ocorrida na manhã desta segunda-feira (4). Revoltados com a atitude do auxiliar da governadora Roseana Sarney, vereadores fizeram pronunciamentos de revolta perante o descaso do secretário com o parlamento municipal e os moradores da cidade.

Um deles foi o vereador professor Francisco Lisboa (veja no vídeo acima). Indignado, ele, na qualidade de membro da Comissão de Segurança Pública disse que não era nenhuma surpresa a ausência do secretário Aluísio Mendes.

“Até é de se esperar de um governo como esse que vem tratando todos os setores essenciais, inclusive a segurança pública, com descaso. Cada um deles tem 20, 30, 40 seguranças para garantirem sua segurança, enquanto que o homem e a mulher normais, pessoas simples, cidadãos de bem dessa cidade que pagam seus tributos não tem ninguém pra lhes defender. Um absurdo, o secretário achincalha esta Casa”, disparou Lisboa.

Para se ter uma idéia, um total de 108 homicídios foi registrado neste mês de outubro, na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). O mês foi o mais violento na Ilha nos últimos quatro anos, com uma média de 3,6 assassinatos por dia.

Pela primeira vez, desde janeiro de 2009, quando o Jornal Pequeno começou a levantar e divulgar as estatísticas mensais de assassinatos na Grande Ilha, o número de mortes violentas alcança três dígitos. Faltando ainda dois meses para terminar o ano, os homicídios em São Luís e região já totalizam 782 – 66 a mais do que em todo o ano passado, que registrou 716 assassinatos.

De acordo com o vereador, falta seriedade na política “dessa turma que o povo está cansado”. “As mensagens são claras, quando o povo foi às ruas reclamar. Eu faço um desafio à governadora. Ela e o secretário de Segurança andem pela periferia dessa cidade, sujeitem-se ao risco de assalto dentro do ônibus”, provocou Lisboa.

O autor do requerimento, o vereador Pavão Filho confirmou que o convite de comparecer à Câmara foi recebido pela SSP e o secretário sequer enviou um comunicado explicando os motivos de sua ausência. Os vereadores Marquinhos Silva (PRB), Estevão Aragão (SDD), Helena Duailibe (PMDB) e Chaguinhas (PSB) também lamentaram a falta de respeito de Aluísio Mendes com a Casa.


Fonte: John Cutrim