Copa, Festas Juninas e Investimentos foram destaques da Embratur

 

Palestra sobre EBTs
Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), destacou o excelente mês de outubro para a consolidação das estratégias de crescimento do turismo internacional no Brasil.

A oito meses da competição, Embratur fez seminário de formação para os 13 EBT’s, disponibilizou R$ 15 milhões para divulgação de destinos e produtos, lançou nova campanha publicitária e manteve debate sobre competitividade.

A assinatura do contrato com os novos EBT’s (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior foi uma das importantes ações desenvolvidas em outubro pela Embratur para impulsionar a divulgação do destino Brasil para o mundo. Até o final do ano, 13 novas representações do Instituto estarão atuando nos principais mercados emissivos de turistas ao País. Serão sete escritórios na Europa, dois na América do Sul, três nos Estados Unidos e um na Ásia.

“Os EBT’s são estratégicos para o turismo brasileiro porque vão fazer um diagnóstico dos mercados e trazer informações qualificadas para nós. A troca de informações é fundamental para que possamos dar um passo adiante na promoção e divulgação do Brasil no exterior”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Outubro também foi marcado pelo lançamento da nova campanha publicitária da Embratur em sete países. Com investimento em divulgação de U$ 10 milhões, o filme “Casa” faz uma analogia entre a beleza das paisagens brasileiras com os cômodos de uma casa. O filme convida o turista a vir ao Brasil e sentir como se estivesse em sua própria casa. O turista também é convidado a conhecer a hospitalidade e a alegria do povo brasileiro.

Outra importante ação de promoção no exterior foi a realização da 16ª edição do Goal to Brasil, em Los Angeles. O evento levou informações, gastronomia e música de diversos destinos brasileiros aos principais mercados turísticos do país. Dino informou que a realização do Goal to Brasil nos Estados Unidos, segundo maior emissor de turistas para o País, tem o objetivo diversificar a motivação do visitante norte-americano, além de aumentar o tempo de permanência em terras brasileiras.

“Segundo o Estudo de Demanda Turística Internacional, 35% dos norte-americanos que visitam o Brasil, buscam o País por motivo de Negócios e Eventos. E dos que viajam em busca de Lazer, Sol & Praia é a principal motivação. Queremos consolidar os destinos já conhecidos, mas também queremos apresentar novas opções”, explicou Dino.

Festas Juninas 2014

Para incentivar a promoção de destinos e produtos no mercado externo, a Embratur colocou, no mês de outubro, R$ 15 milhões a disposição dos órgãos de turismo estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de editais.

O programa Verba Descentralizada contou com R$ 12 milhões para ações de promoção dos segmentos Sol e Praia; Cultural; Esportes; Ecoturismo e Aventura; Negócios, Eventos e Incentivo (diversificação de produtos). Os países alvos das ações são os maiores emissores de turistas ao Brasil: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Bolívia, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal e Canadá.

Já o edital das Festas Juninas teve R$ 3 milhões para divulgação no exterior. A consolidação dos festejos típicos de junho como um produto turístico de caráter internacional também contribuirá para incentivar a entrada de turistas em um mês tradicionalmente de baixa temporada, avalia Vicente Neto, assessor da Embratur responsável pelos editais.

“Com a realização da Copa do Mundo em junho, será uma excelente oportunidade para diversificar a imagem que o estrangeiro tem da cultura brasileira”, afirma Vicente. “Além do Carnaval, do qual temos muito orgulho e queremos que continue sendo um dos nossos principais produtos, temos outros festejos bem enraizados em nossa cultura”, ressaltou o presidente.

Pensando na proteção do turista, o Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Ministério da Justiça, do qual a Embratur faz parte, realizou três reuniões em outubro. Um dos objetivos do Comitê é preparar ações para prevenir eventuais conflitos de consumo e estabelecer procedimentos de contingenciamento e solução de demandas que envolvam o turista, seja ele estrangeiro ou brasileiro.