Parlamentares preparam-se para convenção sobre Mudança do Clima 

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), realiza na terça-feira (5) reunião preparatória para a 19ª Conferência das Partes (COP-19) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O encontro internacional será realizado de 11 a 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia. 

 Foi convidado para o debate o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho.

A COP-19 vai discutir um novo ordenamento financeiro internacional que seja favorável ao estabelecimento de economias de baixo carbono. A atual ordem financeira internacional foi estabelecida após a 2ª Guerra Mundial, em que as moedas eram lastreadas, inicialmente, pelo padrão ouro. Com a retirada dos Estados Unidos do padrão ouro, esse lastro foi perdido.

A recente crise financeira, que eclodiu no mercado norte-americano em 2008, contribuiu para desorganizar ainda mais o sistema financeiro internacional, o que obriga a uma discussão sobre a necessidade de criação de um novo ordenamento financeiro.

Após a conferência, a CMMC realizará, em 6 de dezembro, o Colóquio Internacional sobre Mudanças Climáticas: a Agenda Pós-Varsóvia para discutir e avaliar aquele evento.

Mais mudanças

Também nesta terça-feira, na Comissão de Agricultura da Câmara, serão apresentados e discutidos em audiência pública os resultados do primeiro relatório de avaliação elaborado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC).

Segundo os deputados que pediram a audiência, Bohn Gass (PT-RS) e Beto Faro (PT-PA), o objetivo será discutir os avanços do conhecimento científico sobre o fenômeno das mudanças climáticas no País e no mundo. E, ao mesmo tempo, debater as causas e efeitos do processo na atividade agropecuária, com as ameaças à produção interna aos alimentos essenciais, para ajudar na formulação de políticas públicas e estratégias de adaptação às condições ambientais resultantes.

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas é um organismo científico nacional, nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que tem como objetivo reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil a partir da publicação de Relatórios de Avaliação Nacional.

O Primeiro Relatório de Avaliação Nacional elaborado pelo PBMC trouxe conclusões preocupantes, como a de que a temperatura no Brasil pode aumentar de três a seis graus Celsius até 2100, o que poderia afetar a produção de alimentos e de energia no País. Mas também revelou que existem lacunas nas informações sobre impacto ambiental e mudanças climáticas no Brasil.

Da Redação em Brasília
Com agências