Flávio Dino fala de instalação de escritórios da Embratur

 Até o final do ano, quatro continentes vão receber representações da Embratur com a missão de fazer diagnósticos e promover o Brasil, os Escritórios Brasileiros de Turismo.

Palestra sobre EBTs
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) começou hoje um seminário de imersão, que durará três dias, para funcionários que irão trabalhar nos 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT’s) que serão instalados em novembro. O evento começou hoje, em Brasília, com palestra do presidente Flávio Dino e da chefe de gabinete, Kátia Bitencourt. “Os EBT’s são estratégicos para o turismo brasileiro porque vão fazer um diagnóstico dos mercados e trazer informações qualificadas para nós. A troca de informações é fundamental para que possamos dar um passo adiante na promoção e divulgação do Brasil no exterior”, afirmou Dino.

Até o final do ano, serão 13 Escritórios funcionando nos principais emissores de turismo ao Brasil. Duas empresas venceram a licitação aberta pela Embratur para gerenciar os EBT’s, a Cunha Vaz e Associados e a Promo Inteligência Turística. Os contratos somarão R$ 7,5 milhões por ano. “Nosso trabalho durante toda a semana vai consistir em treinar os EBT’s para entender as demandas do mercado externo, conhecer as ofertas que o Brasil tem como destinos e produtos turísticos e aprender a vender esse potencial”, ressaltou a chefe de gabinete Kátia Bitencourt.

“Bater de porta em porta junto aos operadores e agentes de viagem para vender o Brasil como destino turístico é a grande missão dos EBT’s”, destaca Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.

A empresa Cunha Vaz e Associados prestará serviços nos países da Europa – Amsterdã (Holanda), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Paris (França), Milão (Itália), Lisboa (Portugal), e Londres (Reino Unido). Já a Promo Inteligência Turística ficará responsável pela América do Sul, América do Norte e Ásia.

Os escritórios montados pela Promo serão: América do Sul I, com base em Buenos Aires, para atender Argentina, Uruguai e Chile; América do Sul II, com base em Lima e atividades em Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela.

A América do Norte contará com três escritórios: América do Norte I, com base em Nova York, atenderá os estados de Nova York, Flórida, Geórgia, Pensilvânia, Ohio, Massachusetts, Nova Jersey, Washington D.C, Michigan, Carolina do Norte, Virgínia, Indiana, Maryland, Carolina do Sul, Connecticut, Vermont, Delaware, Rhode Island, Maine, New Hampshire, Tennessee, Alabama, Kentucky e Virgínia Ocidental.

Já o EBT América do Norte II, sediado em Los Angeles, atenderá os estados da Califórnia, Arizona, Nevada, Washington, Utah, Kansas, Colorado, Oregon, Montana, Wyoming, Havaí, Alasca e México.

O escritório América do Norte III, fixado em Chicago, deverá atender os estados de Ilinóis, Idaho, Missouri, Arkansas, Oklahoma, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Novo México, Louisiana, Mississippi e também o Canadá.

Para o mercado da Ásia, o Escritório Brasileiro de Turismo terá como base a cidade de Tóquio. No Japão, o EBT tem uma missão ainda maior que é promover os demais países do Mercosul, além do Brasil.