UJS inaugura o Cortiço de portas abertas para a cultura

Foi em um clima regado a samba e alegria que o novo centro cultural da União da Juventude Socialista (UJS) abriu as portas na última sexta-feira (25). O novo espaço batizado de Cortiço, localizado na Rua Taguá, no tradicional e querido bairro da liberdade. Iniciando com o pé direito, o projeto de samba “Senhora Liberdade”, nesta edição com Paulinho Timor e Trio Gato Com Fome, além do convidado especial Eduardo Gallotti, foi quem deu o tom da inauguração.

Inspirado no livro O Cortiço, de Aluísio Azevedo, a obra é um renascimento naturalista do surgimento das favelas do Rio de Janeiro, uma representação do povo mais humilde e castigado pela pobreza do nosso país, que busca, através de sua música e capoeira, expressar a batalha do dia a dia para uma vida melhor.

A obra do autor maranhense é a maior inspiração do espaço, que contará com uma agenda cheia de atividades durante semana: cinema, literatura, gastronomia e muita música. “Hoje damos um grande passo. A UJS lança o Cortiço para defesa da cultura brasileira e espero que possamos multiplicar essa ideia para o resto do país”, comemora Edilson Cavalcante, diretor de Formação da UJS.

Muita coisa bacana promete rolar nesse mais novo espaço. Sábado será dia das comidas típicas brasileiras que trará os mais variados sabores e temperos de todo o país. Toda sexta teremos roda de samba, cada semana com um grupo diferente. Nas quintas-feiras a vez é do forró, intercalado com um projeto super democrático de discotecagem: “bota o seu que eu boto o meu”, onde a galera poderá colocar seu som pra rolar e também ouvir as músicas preferidas das outras pessoas. E claro, uma das maiores paixões brasileiras não poderia ficar de fora, por isso as quartas serão dedicadas aos jogos de futebol. Para fechar a semana: cinema, sarau e os debates, “Trocando em Miúdos”, organizados pela UJS, finalizam a programação semanal do Cortiço.

Para o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana, a UJS marcou um “gol de placa” inaugurando o Cortiço no bairro da Liberdade. “Aqui no entorno do novo centro cultural, existe uma grande concentração universitária e funcionará como um espaço alternativo. Sem dúvida nenhuma o espaço irá cumprir dois grandes objetivos: difundir ainda mais a UJS e criar uma opção para os milhares de estudantes da região”, avalia.

“Nesse primeiro dia já conseguimos sentir como será a identidade do lugar. Um espaço que agrega diferentes públicos: alunos, militantes, os jovens da periferia e a galera da região central da cidade. Publico de todas as idades, regiões e classes sociais serão bem vindos no Cortiço, finaliza Vanessa Stropp, coordenadora do projeto.

Fonte: UJS