Quênia inaugura expo de desenvolvimento global sul-sul

A Expo de Desenvolvimento Global Sul-Sul 2013 foi inaugurada em Nairóbi, capital do Quênia, nesta segunda-feira (28). O vice-secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Jan Eliasson disse esperar que os países emergentes contribuam com um mundo mais próspero e pacífico.

“O sul global fez um progresso tremendo em todos os aspectos do empenho humano na última década. Países em desenvolvimento são a nova fronteira para o progresso econômico e tecnológico que tem impactado todo o mundo”, disse Eliasson.

Desde o seu lançamento, em 2008, a expo promoveu a cooperação proveitosa para o enfrentamento de desafios globais, inclusive a fome, a pobreza, as mudanças climáticas e as enfermidades.

A comunidade internacional apoia a parceria entre as nações emergentes para compartilhar experiências e melhores práticas, que catalisariam o desenvolvimento sustentável.

A conferência reuniu delegados superiores de 150 países e de todo o sistema ONU para discutir os desafios do desenvolvimento, colhendo e compartilhando soluções inovadoras desenvolvidas no sul global.

De acordo com a ONU, mais de cinco trilhões de dólares são atualmente reservas mantidas por países do sul, que hoje formam 47% do comércio global. Essa oportunidade única de desenvolvimento econômico poderia ser um dos motores de crescimento nos próximos anos.

Fonte: Xinhua
Tradução da redação do Vermelho