Grupos de mídia de Xangai se fundem para liderar opiniões

Os dois principais grupos de mídia em Xangai, lugar de origem da indústria de jornais da China, iniciaram oficialmente um novo grupo nesta segunda-feira (28) após sua fusão.

O Xangai Newspaper Group, produto da fusão entre o Xangai Jiefang Daily e Wenhui-Xinmin United Press, é agora o maior grupo de imprensa chinês com ativos estimados em 20,8 bilhões de iuanes (cerca de US$ 3,4 bilhões), anunciou o novo grupo em um comunicado.

"A consolidação dos dois grupos é realizada conforme a lei de desenvolvimento da indústria e corresponde às ondas de transformação midiática", disse o chefe do grupo, Qiu Xin.

A fusão, aprovada pelo comitê municipal do Partido Comunista da China (PCCh) em Xangai, deve fortalecer o papel de liderança da imprensa de Xangai e criar uma grande fonte de informação autorizada do país.

Han Zheng, secretário do comitê municipal do PCCh em Xangai, disse que os jornais predominantes devem acompanhar a nova mídia para transmitir mensagens do Partido e do governo, e refletir as opiniões das pessoas comuns. "O ato é essencial para enfrentar os desafios de um novo ambiente".

Li Liangrong, professor de jornalismo da Universidade Fudan de Xangai, assinalou que "Xangai tomou um grande passo na integração de recursos, buscando novo espaço e novos horizontes".

Os dois grupos ocupam quase todo o mercado de imprensa escrita em Xangai. O Wenhui-Xinmin United Press possui 17 jornais, incluindo o Xinmin Evening News, o primeiro jornal de noite na parte continental da China, que entrou em operação em 1929.

O Jiefang Daily Group tem 12 jornais, incluindo o Jiefang Daily, estabelecido em 1941, e uma vez o jornal oficial do Comitê Central do PCCh.

Fonte: Rádio Internacional da China