Cebrapaz apresenta a São Paulo projeto de multiplicadores da paz

A presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, e o secretário-geral da entidade, Thomas de Toledo, foram recebidos no último dia 18 de outubro pela prefeita em exercício de São Paulo, Nádia Campeão (PCdoB-SP).

Durante a audiência, os representantes do Cebrapaz apresentaram à Prefeitura de São Paulo uma proposta de convênio. Socorro Gomes explicou que o objetivo da parceria é formar 300 multiplicadores da cultura da paz e solidariedade entre os povos em São Paulo. O projeto inclui oficinas de formação com temáticas diversificadas como respeito às diferenças, direitos humanos, paz e solidariedade. 

“Queremos buscar representantes e lideranças sociais da área dos direitos humanos, movimentos comunitários, escolas, juventude para fortalecer a cultura da paz”.

A presidenta do Cebrapaz, que também dirige o Conselho Mundial da Paz, explica que, por ser uma cidade cosmopolita e abrigar pessoas de muitos países do mundo e da América Latina — como bolivianos, paraguaios e peruanos — é muito importante que São Paulo discuta a solidariedade e esse compartilhamento das diferenças. “Principalmente neste momento em que o Brasil está buscando integração com os povos latino-americanos é muito importante que a gente discuta essa diversidade. São Paulo tem vocação para viver com outros povos”.

Nádia Campeão apreciou o documento e se comprometeu em encaminhar o texto para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Socorro Gomes reforçou que recentemente o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, aprovou um projeto similar ao apresentado em São Paulo. Reconhecida nacionalmente como uma entidade da sociedade civil, plural, democrática, patriótica, solidária e humanista, o Cebrapaz também busca parcerias com outros estados e capitais do país.

Mariana Viel,
da redação do Vermelho