CDM divulga documentário raro sobre Octávio Brandão  

O Centro de Documentação e Memórica (CDM) da Fundação Maurício Grabois divulga documentário raro sobre a vida e trajetória de luta de Octávio Brandão. O documentário "Octávio Brandão: As lutas do seu tempo" é uma obra rara. Produzida pelo Arquivo Edgar Leuenroth da Unicamp, foi baseada num longo depoimento dado pelo veterano dirigente comunista entre 1977 e 1978, pouco tempo antes de sua morte, ocorrida em 1980.

Uma vida marcada pela grande esperança de transformar o Brasil e o mundo, mas também por algumas decepções. No entanto, a mensagem que deixa para as novas gerações é que a luta sempre vale a pena. Como ele mesmo diz: "dirão que fui um grão de areia, mas a praia é feita de grãos de areia. 

Brandão não só esteve entre os fundadores do Partido Comunista do Brasil (sigla na época PCB) em 1922, como também escreveu "Agrarismo e industrialismo", considerada a primeira obra marxista escrita por brasileiros. 

O livro Agrarismo e Industrialismo, de Octávio Brandão, é pioneiro na reflexão dos comunistas sobre a sociedade brasileira. Restam poucos originais da primeira edição, publicada em 1926, um dos quais se encontra no acervo do Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Reeditar este livro com os comentários de Brandão era um projeto antigo do AEL que, por um motivo ou outro, acabava sendo adiado. Até que, em boa hora, alguns pesquisadores ligados ao Partido Comunista do Brasil tomaram essa iniciativa, logo encampada pela Editora Anita Garibaldi, com total apoio do AEL, que em 2004 completou 30 anos e é hoje detentor do acervo mais significativo sobre a história das esquerdas e dos movimentos populares no Brasil. 

Fonte: Centro de Documentação e Memórica (CDM)