Comissão da Verdade da AL-BA prepara homenagem a Giocondo Dias

O presidente da Comissão Especial da Verdade (CEV) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelino Galo (PT), anunciou, durante a sessão da última quarta-feira, a realização de um evento em homenagem ao centenário do militante comunista baiano Giocondo Dias. A cerimônia está marcada para acontecer no próximo dia 20 de novembro.

 

Para a homenagem, estão previstos o lançamento de um livro sobre a vida do político,depoimentos de familiares e dirigentes dos partidos comunistas brasileiros. Marcelino Galo disse que a expectativa da comissão é que seja uma sessão histórica que permitirá um quadro de reflexões e revisões profundas.

"Vamos convidar o máximo possível de pessoas, principalmente jovens militantes que terão a oportunidade de conhecer a história dessa figura ilustre de nossa política", disse o presidente da CEV.

Marcelino Galo informou, ainda, que o evento deve contar com a presença do governador Jaques Wagner. "O governador comprometeu-se a reservar na sua agenda um espaço para participar dessa celebração e ouvir os depoimentos sobre a vida e militância política desse ator importante da história política brasileira".

Giocondo Dias nasceu em Salvador, no dia 18 de novembro de 1913. Pertenceu à Aliança Nacional Libertadora (ANL), foi secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro e deputado constituinte baiano, em 1946.

Pela militância no PCB, foi condenado a sete anos de prisão, durante os primeiros anos da Ditadura Militar (1964-1985).

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/AL-BA