Avançamos muito e cumprimos os pactos, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira (24), que o governo federal avançou no cumprimento dos cinco pactos propostos após os protestos de junho. Ela citou como exemplo a sanção do programa Mais Médicos e a aprovação da destinação dos royalties do petróleo e dos recursos do Fundo Social para a educação e a saúde.

“Do ponto de vista do governo, nossa avaliação é absolutamente baseada em fatos, dados, objetiva, é que nós avançamos muito sim e cumprimos os pactos. Saúde com Mais Médicos, educação com royalties e Fundo Social, e mobilidade urbana estão avançando e fazendo o Brasil e Minas Gerais avançar”, afirmou Dilma, que ainda defendeu o direito às manifestações, mas repudiou o uso da violência e a depredação do patrimônio.

A presidenta voltou a defender que seja criado um marco civil multilateral para governança e uso da internet. O objetivo é proibir que o combate ao terrorismo seja usado como álibi para uma “guerra cibernética”. Ela lembrou a vista de Fadi Chehadé, presidente da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês), que apoiou a posição brasileira e marcou um fórum global para debater o tema no Brasil em abril do ano que vem.

“Defendemos, e como fiz na ONU, que haja marco civil multilateral para governança e uso da internet. Isso implicaria numa discussão sobre a proteção dos dados da internet para impedir que qualquer movimentação de combate ao terrorismo, que não cabe ao meu caso, do Brasil ou do celular da [Angela] Merkel, seja usada como álibi para guerra cibernética. Por isso que é importante o marco internacional”, afirmou.

Ouça a entrevista.

Fonte: Blog do Planalto