Comassetto quer grandes usuários na gestão da água

Comassetto quer participação maior de grandes usuários na gestão da água fora das indústrias

O presidente do Comitê do Rio Jacutinga, Vilmar Comassetto, foi um dos convidados especiais do Seminário Meio Ambiente e os Desafios de Santa Catarina para o Brasil 2020, realizado quinta-feira, 24, em Chapecó. O evento foi promovido pela RICTV Record com o patrocínio da Petrobrás e o apoio da Tractebel Energia. Na palestra, Comassetto chamou atenção para a necessidade de uma participação mais efetiva das indústrias usuárias de água no processo de gestão desse recurso natural. “Cuidar da água na indústria é muito importante, mas a gestão no ambiente natural dela, com a participação desses grandes usuários, é fundamental. É um processo onde todos ganham”, analisou. 

Para Comassetto, a gestão da água começa pelo levantamento de quem consome e em que volume isso acontece. De acordo com ele, isso só será possível com o cadastramento de todos os usuários de água em Santa Catarina. “Não conseguimos fazer este diagnóstico porque muitas indústrias não se cadastraram ainda. Em Chapecó, por exemplo, apenas seis indústrias fizeram isso”, lamentou.

O encontro também teve a participação de outros três palestrantes: Rodrigo Nicoloso, Eng. Agr. Da Embrapa/ Concórdia; Sandro Tremea, Eng. Agr. da Aurora Alimentos e Edson Carlos de Quadra, Sec. Exec. Sec. Est. da Agricultura de SC. No final, aconteceu uma mesa redonda com novo debate entre os quatro convidados que responderam perguntas da plateia. O evento fez parte de uma série de três grandes seminários que aconteceram anteriormente em Florianópolis e Joinville, respectivamente.

*Assessoria do Mandato